PROFESSORES

1-alvaro

Professor

Álvaro Diaz

Fotógrafo e doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela Udesc – 2014, tem mais de 30 anos de carreira e importantes projetos autorais, destacando-se recentemente: o Prêmio Elisabete Anderle de 2013 e o projeto “Retratos do Comércio”. Também atuou por 16 anos na docência de fotografia no ensino superior e atua regularmente como curador de mostras artísticas e documentais.

Professor

André Ricardo Souza

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais pela Udesc 2016, especialista em Artes Visuais, bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisador de processos artísticos contemporâneos, autor de livros de poesia e fotografia iniciou sua carreira em 2004 e já trabalhou profissionalmente em vários seguimentos da fotografia como: fotografia social, estúdio, composição de livros e álbuns, edição e pós-produção fotográfica, ensaios fotográficos e outros projetos.

1-andre
1-caio

Professor

Caio Cezar

Formado em Fotografia, Iniciou sua carreira como repórter fotográfico há 26 anos no Jornal A Notícia, passou pelo Jornal Diário Catarinense e desde 2006 atua como repórter fotográfico Freelancer. Caio participou de exposições fotográficas coletivas e individuais em Florianópolis sendo a última no MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) com o painel “Banana 45” e já foi premiado em seis edições da Maratona Fotográfica de Florianópolis e finalista do Concurso Cultural Nikon “Eu sou o espírito do natal” de 2012.

Professora

Dalila Vieira Coutinho

Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal Fluminense, seu interesse pela fotografia foi intensificado por observações sobre as relações estabelecidas entre o homem e o seu espaço. Desenvolveu seus estudos de fotografia no Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de estudar com Walter Firmo, dentre outros fotógrafos e artistas visuais.
​
Seu interesse é na criação de trabalhos autorais onde se estabeleçam conexões entre a arte e a fotografia pensando a imagem fotográfica como um meio, e não somente como um fim.​
Como arquiteta dedicou seu trabalho ao patrimônio histórico colaborando em obras e projetos de restauração como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Museu de Arte do Rio.

1-dalila
1-fred

Professor

Fred Ruschel

Fred Ruschel é um eterno curioso. Filho de fotógrafo, nunca chegou perto do estúdio e nem do laboratório do pai, até começar a estudar fotografia em Londres, já com 25 anos. Ou seja, uma caminhada de quase 20 anos.
De volta ao Brasil, com um MBA em marketing, trabalhou por um bom tempo na área, o que definiu sua trajetória dentro da fotografia. Especializou-se em fotografia de produto e publicidade. Antes de vir para Florianópolis, atendeu às principais agências de propaganda do RS.
É apaixonado mais pela construção da foto do que pelo resultado em si. O processo para obter determinada imagem é o que lhe traz maior prazer.

Professor

Leo Quint

Formado em Comunicação Social e pós-graduando em Fotografia, com formação também em Escrita, pela Casa do Escritor. Cofundador da Gaiola de Sonhos – Estúdio Imagético, empresa especializada em campanhas de moda e publicidade. Léo possui cursos em Roteiro de Cinema e Televisão; Direção de Fotografia; e ​Projetos de Programas para Televisão. Desde 2008 trabalha como fotógrafo e filmmaker. Léo realizou campanhas de moda nacionais e internacionais para grandes marcas.

1-leo
1-lilian

Professora

Lilian Barbon

É fotógrafa e artista visual. Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2003, vem desenvolvendo trabalhos fotográficos acerca de temas referentes à autorrepresentação, corpo e identidade. Sua trajetória artística apresenta exposições em Museus e Instituições Culturais, sendo sua última mostra “AUTORRETRATO”, realizada na Fundação Cultural BADESC – SC.

Professor

Carlos Pontalti

Sua história na fotografia inicia em 2005 com o seu ingresso no curso de  graduação em fotografia na Universidade de Caxias do Sul e desde então vem se aprofundando nos estudos sobre linguagem. Por volta de 2006 iniciou os primeiros trabalhos comerciais que se tornaram mais expressivos conforme as relações com o mercado foram se estreitando. O fotógrafo teve a oportunidade de andar pelos caminhos da fotografia documental, social, de moda, publicitária e científica, que resultou na síntese denominada de memórias afetivas, sobre a qual dedica sua atenção e carinho atualmente. 

carlos
1-radi

Professor

Radilson Carlos Gomes

Fotógrafo documental, formado em História, Especialista em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, começou a sua carreira em 1986. Atuou por 05 anos na docência de fotografia no ensino superior em Brasília e sua trajetória na fotografia documental retrata a essência da saúde pública no Brasil. Finalista do concurso Latino Americano de fotografia documental – 2015, Conta com diversos ivros publicados e exposições autorais no Brasil e fora do país, sendo a última “Haiti Bombagai” na Fundação Cultural BADESC em 2015.

Coordenadora

Luíla Vômero

Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento de Destinos Turísticos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), bacharel em Turismo e formada em Fotografia pela Faculdade SENAC, fundou o curso Câmera Criativa em 2013 em Florianópolis, onde também atua como monitora. Profissionalmente atuou em diferentes setores do trade turístico em vários estados brasileiros, como: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Neste último, atuou no campo de consultoria e treinamentos organizacionais.

Por viver e trabalhar em diferentes destinos turísticos, de belezas naturais e culturais únicos, sempre manteve um caso de amor com o mundo da fotografia. Sua maior parceira de viagens e aventuras sempre foi uma câmera fotográfica que a acompanhava em todos os momentos aumentando cada vez mais sua paixão pela fotografia. Atualmente residindo na cidade de Florianópolis vem unindo suas maiores paixões fotografia, arte e ensino.

1-luila