Oficina de Fotografia: Corpo e Autorepresentação

Apresentação

A oficina propõe um encontro reflexivo com foco na fotografia como expressão artística, trabalhando questões acerca do corpo, identidade, gênero, autorretrato e autorrepresentação na fotografia contemporânea. Estes temas serão abordados pela artista visual e fotógrafa Lilian Barbon, a partir da perspectiva de seu trabalho autoral. Também serão apresentadas e analisadas diferentes estratégias de artistas que utilizam o corpo e a autorrepresentação como linguagem artística, mobilizando os alunos a pensar a questão da “selfie” (palavra cada vez mais presente no nosso dia-a-dia), do corpo e da autoimagem sob uma nova perspectiva, propondo assim, um espaço de reflexão sobre a relação entre a imagem contemporânea e a fotografia em diversos campos do conhecimento. Os encontros serão de caráter teórico (projeções e análise de imagens) e prático (orientação para desenvolvimento de ensaio fotográfico).

Conteúdo Programático

  • Primeiro dia – O Corpo como Linguagem: O Corpo como Objeto da Arte / Identidade/ O papel do corpo como objeto gerador de conceitos e modos de expressão da sociedade contemporânea.
  • Segundo dia – O Autorretrato Fotográfico: O Retrato Fotográfico / O Autorretrato Fotográfico (“Como vemos nosso corpo?”) / O Duplo e a Fragmentação do Eu.
  • Terceiro dia – Desenvolvimento de Ensaio Fotográfico: Laboratório prático / Orientação individual para desenvolvimento de ensaio temático.
  • Quarto dia – Encerramento/ Leitura de portfólio/ Planejamento de mostra fotográfica.

Carga Horária

12 horas

Vagas Limitadas

Mínimo 6 e máximo 12

Data

Turma 2017: Em breve publicaremos a agenda 2017. Deixe seu e-mail cadastrado que retornaremos com a data.

Horário

Professor

Lilian Barbon

Investimento

R$ 260,00, sendo 130,00 antecipado e valor restante é pago no primeiro dia de aula e pode ser parcelado no cartão de crédito. À vista tem 10% de desconto = R$ 225,00

Política de Cancelamento de Cursos e Oficinas

Clique aqui

✓ Matricule-se já!