Curso de História da Arte – Do Renascimento à Contemporaneidade

APRESENTAÇÃO

O curso está dividido em 03 módulos distintos:

MÓDULO I – Um percurso do Renascimento ao Século XVIII;
MÓDULO II – Arte Moderna e o século XX;
MÓDULO III – Arte contemporânea: seus desdobramentos e possibilidades, os quais podem ser feitos separadamente.

1 –Ementa: Arte moderna e contemporânea. Diferenças entre as diferentes estéticas ao longo do tempo: Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionista, Expressionista, Realismo, Vanguardas europeias, construtivismo russo e o Modernismo brasileiro. O nascimento das vanguardas e a arte em tempos de entre guerras. O que resta do pensamento da arte moderna na contemporaneidade. O panorama da arte contemporânea brasileira e internacional.

2 –Objetivo Geral: Compreender e aprofundar a formação das diferentes histórias da arte com a possibilidade de construir um repertório imagético das múltiplas sensibilidades produzidas pela humanidade até o século XXI. Apresentar o cenário da arte contemporânea nacional/internacional.

3 –Objetivos específicos: Formar um repertório com/sobre obras de artistas de cada período, devidamente identificadas em sua singularidade e também em seu agrupamento. Identificar diferenças e semelhanças das principais estéticas e percepções artísticas no decorrer da história da arte, passando do Renascimento á contemporaneidade. Abordar diferentes movimentos artísticos como referência de uma combinação de múltiplas sensibilidades e suas aproximações e diferenças. Identificar às obras de cada período estudado como propositora de sentidos estéticos e culturais.

A professora: Carolina Votto

Doutoranda em Filosofia da Educação (UFSC). Mestre em Teoria e História da Arte (2011), pelo Centro de Artes, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em licenciatura no curso de Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – RS. Possui experiência como docente e orientadora de pesquisa nas áreas de Estética, Filosofia da Arte e Educação. assim como, ministra cursos independentes sobre Arte e Filosofia Contemporânea.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6311995499245221

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MODULO I – Um percurso do Renascimento ao Século XVIII – 26hs CH

Neste módulo vamos conhecer aspectos da arte presentes na tradição ocidental dos principais artistas do Renascimento, Barroco, Classicismo, Neoclassicismo e Romantismo: como Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafael, Lavinia Fontana, Sofonisba Anguissola, Artemisia Gentileschi, Van Dyck, Rubens, Bosch, Louise Vigée-Le Brun, Angelika Kauffmann, Marie-Denise Villers, Jean-Luc David, Goya, Delacroix, Courbe.

 

MODULO II – Arte Moderna e o século XX – 26hs CH

No segundo módulo serão estudadas as características da arte moderna e os seus desdobramentos para o século XX, vamos nos aproximar dos movimentos Impressionista, Expressionista, Realismo, Vanguardas europeias, construtivismo russo e o Modernismo brasileiro. Os novos contornos acerca da obra de arte e os artistas.

 

MÓDULO III – Arte contemporânea: seus desdobramentos e possibilidades – 22hs CH

No terceiro módulo vamos nos aprofundar nos desdobramentos e possibilidades apresentadas pela arte contemporânea, as relações entre arte e vida, a participação do espectador na obra de arte. Os movimentos artísticos e estéticos que vão do Expressionismo Abstrato, Neoconcretismo brasileiro, Fluxus, Performance, Pop Art, Arte Conceitual, Land Art, Arte Digital, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art,, Arte de Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cinética.

 

PRÉ-REQUISITO

Interesse por História da Arte.

 

PROFESSORA

Carolina Votto

 

FORMA DE PAGAMENTO

R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante pago no primeiro dia de aula em até 04x sem juros via cartão de crédito.

 

BIBLIOGRAFIA:

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo. Chapecó: Argos, 2009.

_________________. Profanações: São Paulo: Boitempo, 2007.

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na semana de 22. S.P.: Editora 34, 1998.

ARCHER, Michael. Arte contemporânea. S.P.: Martins Fontes, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida.R.J.: Zahar.

BATTCOCK, Gregor. A NOVA ARTE. – São Paulo: Perspectiva, 1975.

BRETT, Guy: Brasil Experimental: arte/vida: proposições e paradoxos. – Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2005.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas.S.P.: Brasiliense, vols I, II, e III, 1985 a 1989.

CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. S.P.: Perspectiva, 2002.

CAGE, John: De segunda a um ano. – São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

CANTON, Kátia. Temas da arte contemporânea.S.P.: Martins Fontes, 2008.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea. S.P.: Martins Fontes, 2008.

COELHO, José Teixeira. Moderno e pós-moderno no Brasil. S.P.: Ed Iluminuras, 2000.

Catálogo GAPF: Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis 1958/1978. – Florianópolis: UDESC, 1978.

DE MICHELI, Mario. As vanguardas artísticas. S.P.: Martins Fontes, 2004.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas & movimentos. S.P.: Cosac&Naify, 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente – História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DUVE, Thierry de. O que fazer da vanguarda? Ou o que resta do século 19 na arte do século 20?. In: A rte & E nsaios – n. 2 0 – J ulho de 2 0 1 0.

FERREIRA, G. & COTRIM, C. Escritos de artistas. R.J.: Zahar, 2006.

FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. R.J.: Forense, 2001.

FARIAS, Agnaldo & ANJOS, Moacir dos (org.). Geração da virada. S.P.; Instituto Tomie Ohtake, 2007.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. – Rio de Janeiro: LTC, 2013.

KAPROW, Allan. Sucessos e fracassos quando a arte muda. In: Mapping the terrain –New Genre Public Art. Seattle: Washington Bay Press, 1996

KANT, Imannuel. Crítica da faculdade do juízo. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.