Linguagem Fotográfica

APRESENTAÇÃO

A fotografia exerce um papel fundamental na sociedade em que vivemos, principalmente pelo surgimento de novas tecnologias que produzem imagens por meio de algoritmos sem a necessidade de utilização de equipamento de captura dessa imagem. Aparentemente parece um processo facilitador na elaboração de imagens, mas parece que o olhar se dirige apenas aos algoritmos que elaboram uma imagem a partir dos comandos inseridos no programa. E como fica o olhar do fotógrafo? É a partir desse pensamento que o curso de Linguagem Fotográfica tem como proposta o desenvolvimento do olhar a partir dos elementos que compõe a realização de uma fotografia. O curso ajuda a compreender melhor esse mundo imagem que vivemos e a provocar uma percepção visual mais intensa ao fotografar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • O que é linguagem fotográfica;
  • Leitura da imagem e reconhecimento dos elementos que a compõe;
  • A imagem fotográfica em seus diferentes suportes.
  • Percepção e sintaxe da linguagem visual.
  • Elementos da linguagem da fotografia para construção de discursos e narrativas visuais;
  • Planos (cortes e enquadramentos), movimento e estaticidade, cor, texturas, iluminação, perspectiva (linhas e ponto de fuga), foco, composição e equilíbrio, regra dos terços e proporção áurea.
  • Gestalt (Semelhança ou similaridade, Continuação, Encerramento ou fechamento, Profundidade ou agrupamento, Figura/fundo, Simetria)
  • O uso da linguagem de forma criativa
  • Produção em fotografia.

PRÉ-REQUISITO

Vontade de olhar “fora da caixa”, smartphone ou câmera fotográfica para produção em fotografia.

PROFESSOR

Roberto Svolenski é graduado em artes visuais, especialista em cultura e criação com mestrado e doutorado em Ciências da linguagem, Roberto se dedica à pesquisa e produção de imagem fotográfica e audiovisual. Professor de ensino superior para cursos de Publicidade, Jornalismo e Cinema também participou de exposições fotográficos como Floripa na foto, Brasilia PhotoShow e Festival Mobgraphia em SP. Gosta de trabalhar as diversas possibilidades de produção da imagem, desde a pinhole até o uso de celular (mobgrafia), bem como a pós-fotografia.

FORMA DE PAGAMENTO

R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante 1.205,00 pago no primeiro dia de aula em até 4x sem juros no cartão de crédito.
Pagamento à vista em dinheiro tem 5% de desconto.

Aluno Câmera Criativa tem 10% de desconto

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: NovaFronteira, 1984.

BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto et al. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 8. ed. Campinas: Papirus, 2004.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da

fotografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

GURAN, Milton. Linguagem fotográfica e informação. 3a ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2002.

HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: thewholestory.

HARAZIM, Dorrit. O Instante certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HUMBERTO, Luis. Fotografia: a poética do banal. 1 ed. São Paulo: UnB, 2000.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 2. ed. Cotia:

Ateliê, 2007.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KRAUSS, Rosalind E. O fotográfico. Barcelona: G. Gili, 2002.

LANGFORD, Michael. Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Edjouro, 1997.

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo:uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage, 2010.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São

Paulo: Contexto, 2004.

PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pre´-produção a` po´s-produc¸a~o. Campinas, SP: Papirus, 2013.

ROUILLE´, André´. A fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SANTAELLA, Lúcia; NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São

Paulo: Iluminuras, 1998.

SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. São Paulo: UNICAMP, 2012.

SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo : introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2004.

TRIGO, Thales. Equipamento fotográfico: teoria e prática. São Paulo: SENAC,

1998.

WOLFENSON, Bob. Cartas a um Jovem Fotógrafo. São Paulo: Campus, 2009.