OFICINA DE FOTOGRAFIA

Fotografia Alternativa: História e Práticas laboratoriais

APRESENTAÇÃO

Este workshop visa a experimentação de técnicas alternativas na área da fotografia, tais como a construção de Câmaras Escuras, quando os participantes aprenderão a construir diferentes tipos de câmeras feitas com latas ou caixas de papelão e lupas, possibilitando o entendimento da formação da imagem de forma lúdica e artesanal; a Fotografia Pinhole (foto com lata), processo alternativo de captação da fotografia; o Fotograma, produção de imagens obtidas sem o auxílio da câmara fotográfica, através da colocação de um objeto opaco ou translúcido diretamente sobre o material fotossensível; assim como a demonstração de outras Técnicas Laboratoriais e uma apanhado geral sobre a História da Fotografia, vivenciando tudo isso de forma prática e criativa.

Apesar de todos os avanços tecnológicos que estamos presenciando, a fotografia ainda mantém todas as características lúdicas de quando começou. Através das técnicas alternativas que apresentaremos neste workshop é possível mergulhar no universo artesanal da fotografia, utilizando materiais não convencionais para a formação da imagem fotográfica, fotografando de forma não convencional e proporcionando aos participantes à experiência laboratorial – prática quase extinta hoje em dia pelo advento das tecnologias digitais.

Este workshop auxilia também o artista-professor no ensino da fotografia em sala de aula, para que de forma criativa e dentro das linguagens artísticas, possam atuar em sua docência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conteúdos:
História da Fotografia;
Câmara escura;
Fotografia Pinhole (Foto com Lata);
Fotograma;
Laboratório P&B;

PRÉ-REQUISITO

Não é necessário possuir câmera fotográfica.

PROFESSOR

Lilian Barbos

FORMA DE PAGAMENTO

150,00 antecipado e valor restante pago no primeiro dia de aula. Para parcelamento no cartão de crédito tem acréscimo da taxinha do pag seguro.
À vista tem 10% de desconto: 255,00

AGENDA | HORÁRIO

Dias: 13 e 14 de setembro (sex e sab) / Horário: sexta das 19h às 22h e sábado das 13h30 às 20h30

VAGAS

Mínimo de 06 e máximo de 14 alunos

CARGA HORÁRIA

11 horas

INVESTIMENTO

285,00

GALERIA

POLÍTICA DE CANCELAMENTO