OFICINA DE FOTOGRAFIA

Fotojornalismo na Prática com Ueslei Marcelino (ganhador do Prêmio Pulitzer 2019)

APRESENTAÇÃO

Ueslei Marcelino, premiado como Fotógrafo do Ano na agência Reuters em 2018 e um dos ganhadores do Prêmio Pulitzer 2019, vai apresentar nesse workshop quais as peculiaridades do trabalho em uma grande agência, como ele pauta e desenvolve suas próprias histórias e como se insere em um trabalho de equipe.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Na primeira parte do Workshop, Ueslei vai apresentar sua forma de trabalhar, contando como realizou as principais pautas e coberturas. Como é o trabalho em uma grande agência de notícias como a Reuters? Como preparar seu portfólio tendo em vista esse tipo de aplicação? Como cobrir e propor pautas?

Na segunda parte do Workshop, o fotógrafo fará uma imersão do que é o fotojornalismo na prática. Ele irá analisar dois dos seus grandes trabalhos a partir de suas vivências, apresentando imagens e relatos do trabalho de campo e de como se dá a dinâmica da captura da imagem ao seu processamento.

Ueslei também irá analisar o portfólio dos participantes e orientar em possíveis desdobramentos.

PRÉ-REQUISITO

Os participantes devem ser fotógrafos, profissionais ou amadores, apreciadores do fotojornalismo e da fotografia documental. Deverão trazer, preferencialmente em formato impresso, o seu portfólio para análise do portfólio de apenas um dos participantes.

PROFESSOR

Ueslei Marcelino - Prêmio Pulitzer 2019 - Ueslei Marcelino. Filho do fotojornalista Antônio Marcelino, Ueslei cresceu circulando pelo ambiente das redações. O primeiro emprego foi como laboratorista da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília (DF), cidade onde nasceu em 1979, no dia do repórter fotográfico, 2 de setembro, onde cresceu e vive até hoje. Desde 2011, Ueslei Marcelino é fotojornalista da agência Reuters. Ele ganhou o prêmio de Fotógrafo do Ano na agência em 2018. Em 2019, juntamente com outros 10 membros da Reuters, ele ganhou o Prêmio Pulitzer, pela cobertura da caravana de migrantes da América Central que, em outubro de 2018, partiu de Honduras, atravessando a Guatemala e o México até chegar na fronteira com os Estados Unidos. Agora em dezembro foi TOP 100 da Revista Time. Site: https://widerimage.reuters.com/photographer/ueslei-marcelino Site: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/22/opinion/1555957943_288456.html Site: https://time.com/2019-photo/

FORMA DE PAGAMENTO

Inscrição antecipada no valor de R$ 180,00 e valor restante pago no primeiro dia de aula. Para parcelamento no cartão tem acréscimo da taxinha do Pag Seguro.

AGENDA | HORÁRIO

EM BREVE NOVA DATA

VAGAS

mínimo de 8 e máximo de 15 alunos

CARGA HORÁRIA

7 horas

INVESTIMENTO

380,00 | Para matrículas até 10/01/2020 = R$ 350,00

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em respeito ao professor/palestrante e em cumprimento das Leis dos Direitos Autorais, não é permitida a gravação em áudio e/ou vídeo dos cursos, workshops e palestras promovidos pela Escola Câmera Criativa.

A Escola poderá adiar ou cancelar o curso com antecedência mínima de 24 horas do seu início, seja por falta de quórum ou qualquer motivo que comprometa a necessidade específica do mesmo, não se responsabilizando por passagens aérea ou terrestre, assim como reservas de hospedagem que o aluno fizer. Neste caso de cancelamento o valor pago pelo aluno poderá ser reembolsado ou ficar de crédito para uso em um próximo curso.

Em caso de desistência ou cancelamento do curso por parte do aluno em até 120 horas antes de início do workshop, o valor pago pela inscrição não será reembolsado e nem ficará como crédito para uso posterior.

A Escola reserva o direito de alterar a programação dos Workshops e/ou Cursos de acordo com a necessidade e andamento das aulas no que se refere a modelos, produção, locações, práticas, condições climáticas sem que haja perda da qualidade dos mesmos.