curso presencial DE FOTOGRAFIA

Iniciação à fotografia

APRESENTAÇÃO

O curso se destina às pessoas que querem aprender a fotografar e realmente não possuem nenhum conhecimento técnico. Pessoas que pretendem ser amadores ou profissional no campo da fotografia, mas que ainda não conhecem os termos técnicos e precisam começar do ponto inicial para que aos poucos consiga dominar a técnica e utilizar da melhor forma possível a linguagem universal da fotografia.
Venha participar de uma verdadeira vivência fotográfica e conhecer o seu equipamento fotográfico digital à partir dos processos alternativos do século XIX com aulas expositivas/vivenciais ao longo de todo o curso.
Facilitador: RADILSON CARLOS GOMES
Fotógrafo e um dos fundadores da Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, possui licenciatura em História, graduação em Administração e é Especialista em Comunicação e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Começou a sua carreira de fotógrafo em 1986, em Brasília. Em 1994 ingressou passou a trabalhar em Documentários Fotográficos de Saúde Pública. Professor de Fotografia, ministrou a disciplina de Iniciação à Fotografia para alunos de Fotojornalismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Arquitetura e Relações Públicas nas Universidades: Católica de Brasília, Universidade Paulista - UNIP, Faculdade JK e UNIPLAN de Brasília. Realizou diversas exposições fotográficas para o Ministério da Saúde e foi o próprio curador na maioria delas. Em 2007 foi convidado pela Universidade Estadual de Nova York (Stony Brook) a participar das comemorações do cinquentenário da Universidade com a Mostra Fotográfica - Saúde Mental: Novo Cenário Novas Imagens. Em 2009 realizou o documentário fotográfico Mercosul - Por onde Passa a Saude, percorrendo as capitais de cinco países e 19 cidades fronteiriças que resultou em livro e exposição de mesmo nome. Em 2011 foi requisitado pelo Fundo de População das Nações Unidas - UNFPA/ONU para a missão humanitária de enfrentamento da violência contra a mulher no Haiti e Guiné Bissau na África, onde ministrou aulas de fotografia para profissionais de saúde do país e fez registros fotográficos. Em 2015 foi selecionado pelo Edital da Fundação Cultural Badesc para ocupar o espaço Fernando Beck com a Mostra Fotográfica - Haiti Bombagai, percorrendo as cidades do Estado de Santa Catarina pelo Circuito SESC de Artes Visuais 2016/2017. Em 2017/18 recebeu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura na Categoria Patrimônio Cultural e Imaterial com o Projeto Floripa em 3x4 - O Retrato de Quem Passa. Contemplado com o 1ª lugar no Concurso Nacional de Fotografia da Controladoria Geral da República – CGU Cidadania em Foco 2019. Ganhador do Prêmio Elisabete Anderle 2020 na categoria Povos Indígenas com o Projeto Yvyrupa - Retratos e Relatos dos Povos Indígenas de Santa Catarina.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (breve relato);
A Luz e seus segredos;
A imagem e seus arquétipos;
A fotografia como representação de mundo;
Processos Artesanais e suas possibilidades (Introdução).
Obs.: aprenda a fotografar utilizando uma latinha (Pinholle) e revele as suas imagens em um laboratório fotográfico analógico;
INTRODUÇÃO À LEITURA DE IMAGENS;
Relativizando o Olhar (introdução à composição);
CONSTRUÍNDO O OLHAR FOTOGRÁFICO;
Regras Básicas de Composição (Regra dos Terços, Proporção Áurea, Rácio de Fibonacci e Simetria Dinâmica);
Elementos Básicos de Composição (Formas, Linhas, cores, textura, ponto, ponto de interesse, curva, padrão perspectiva e escala);
EQUIPAMENTOS:
do Artesanal/Analógico ao Digital (Conheça a história das Câmera Fotográficas Digitais olhando para o passado);
OBJETIVAS:
(Introdução - Tipos e Funcionalidades);
Sensibilidade - ISO, Diafragma e Obturador (Introdução ao triângulo da exposição);
Modos de Cena;
Equilíbrio de branco;
Desfoque de Planos;
Ajuste de Dioptria da Câmera
EDIÇÃO E MONTAGEM DE UMA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA (Minha primeira vernissage);
Avaliação final das imagens (individual).

PRÉ-REQUISITO

Ser apaixonado por fotografia.

PROFESSOR

Radilson Carlos Gomes

FORMA DE PAGAMENTO

R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante em até 03x sem juros ou em mais parcelas com o acréscimo da taxinha do pag seguro.

AGENDA | HORÁRIO

Abril:
Turma de sábado: De 10 de abril à 22 de maio - aulas das 13h30 às 17h30

VAGAS

Mínimo de 06 e máximo de 08 alunos

CARGA HORÁRIA

24hs

INVESTIMENTO

R$ 690,00

MATRICULE-SE

Turno da manhã

Turno da noite

Aos sábados

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em respeito ao professor/palestrante e em cumprimento das Leis dos Direitos Autorais, não é permitida a gravação em áudio e/ou vídeo dos cursos, workshops e palestras promovidos pela Escola Câmera Criativa.

A Escola poderá adiar ou cancelar o curso com antecedência mínima de 24 horas do seu início, seja por falta de quórum ou qualquer motivo que comprometa a necessidade específica do mesmo, não se responsabilizando por passagem aérea ou terrestre, assim como reservas de hospedagem que o aluno fizer. Neste caso de cancelamento por parte da escola o valor pago pelo aluno será reembolsado ou ficará de crédito para uso em um próximo curso.

Em caso de desistência ou cancelamento do curso por parte do aluno em até 48hs antes de início do curso, o valor pago pela inscrição não será reembolsado e nem ficará como crédito para uso posterior.

A Escola reserva o direito de alterar a programação dos Workshops e/ou Cursos de acordo com a necessidade e andamento das aulas no que se refere a modelos, produção, locações, práticas, condições climáticas sem que haja perda da qualidade dos mesmos.