Foto: Nil Bernardo | Modelo: Laura Manuella
Sem muita introdução, vamos logo às dicas! Que funcionam muito bem para aquele fotógrafo full-time, o profissional que registra eventos sociais, ou aquele amante da fotografia que quer muitos likes no Instagram e Facebook.
-
Inspire-se nos filmes e novelas de sucesso.
Reynaldo Cavalcanti, escritor na revista Zoom, revela que a tendência da fotografia de eventos hoje no Brasil é inspirar-se nessas superproduções visuais. Antigamente, posar antes do casamento, perto da Igreja, fazer aquela foto mais sólida e comportada era o esperado. Hoje, os clientes se emocionam com o registro dos momentos, de carinho, de risada, de dança, de emoção. No filme, a estrela não posa, ela se diverte. Quer sucesso ao fotografar um casamento ou festa de 15 anos? Registre os momentos das estrelas daquele evento: convidados, anfitrião, etc.
-
Faça um teaser.
Vivemos mais no mundo digital que o terrestre às vezes, por isso, se você oferecer ao seu cliente um vídeo curto com os melhores momentos do evento para postar nas redes sociais, vai passar na frente dos concorrentes. Todos querem compartilhar as imagens do evento, quanto mais rápido melhor, quanto mais prático e com qualidade, melhor. A Foto Studio Equipe investiu nisso e deu super certo!
-
Invista na qualidade de imagem 4k.
Esse novo padrão de resolução tem 4x mais pixels que o padrão atual de alta qualidade, o Full HD.
-
Esteja apresentável no dia do evento.
Imagina só: a noiva passa o dia no salão e, do seu lado, está aquele que vai registrar o momento mais memorável da sua vida. Mas ele está de chinelo, terno apertado e ainda mal cheiroso. Não dá. Essa dica é simples, vamos lá, vista-se de acordo: cabelo em ordem, cuidadoso, cheiroso, tudo no lugar, por favor 😉 .
-
Seja criativo.
Mas como ser criativo? O fotógrafo Ahmed Fakhr, diretor de fotografia da RollingStone.com ,nos diz como ele faz para sempre ter inspiração: separa 1 hora por dia, todos os dias, para olhar fotos de novos fotógrafos e conhecê-los. Onde procurar? Ele cita alguns sites: Feature Shoot, PDN, The New York Times, TIME. Além de blogs e instragrams. Faça você a mesma coisa e sempre tenha ideias para novas fotos.
Por fim, mais uma dica que está mais para novidade: a Insta360.
Chegou a ver este vídeo? Se não, clique neste link e assista antes de continuar a ler.
A ideia é poder ter esse tipo de efeito em suas mãos. Uma nova câmera que grava vídeo 4k 360º com 30 ou 60 frames por segundo e captura 24MP de imagens esféricas paradas foi lançada, e custa $300 nos EUA. A câmera é acoplada ao celular e te permite começar a se aventurar nas narrativas imersivas. Novidade publicitária e jornalística atual.
Confira e se divirta com as mídias de narrativas imersivas : Tv Folha 360º e The Guardian.
Quer saber mais sobre esse tipo de vídeo? Comente o post. Se houver interesse, os próximos posts poderão abordar os assuntos citados nos comentários.
Fonte: Zoom Magazine, DPReview, Narrativas imersivas no ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade, Rede Justiça Criminal.
Autor: Júlia Camila de Carvalho Gomes.