Professor
Mara Rejane Freire
Mara Rejane Freire da Silva, nascida em Rio Grande, RS, é fotógrafa e professora de fotografia, formada em Comunicação Social pela PUC Campinas, SP, Pós-graduada em Fotografia pela Univali – Balneário Camboriú – SC, lecionou Fotografia em diversas instituições e para diversos públicos. Atualmente é professora de fotografia na Câmera Criativa – Escola de Fotografia.
É profissional da área da Fotografia desde 1996 e leciona Fotografia em seu atelier no Campeche, Florianópolis.
Expôs suas obras em diversas cidades do Brasil, dentre elas, Campinas, Santos e Taubaté (SP), Florianópolis, Indaial, Laguna e Joinville (SC), Rio Grande (RS) e Salvador (BA).
Suas exposições estiveram em instituições como SESC, Epagri, MIS SC, BADESC, Sala Pedro Paulo Vecchietti, no Fórum Social Mundial 2018, na COP 30 em Salvador, em 2025, na Galeria de Arte da UFSC e no Rancho Cultural Manoel Rafael Inácio, dentre outras. Expôs também na Mostra Fotográfica Serata Brasiliana, em Usmate, Brianza, Itália, em 2015.
Foi Curadora de diversas exposições.
Manteve e orientou, por dez anos, o Fotomotriz, grupo de estudos e práticas fotográficas.
Lecionou Cianotipia no DAC / UFSC e expôs imagens em cianotipia no Café Kairós, Florianópolis, 2016.
Atua junto à comunidade do Campeche, fotografando a Pesca Artesanal da Tainha desde 2002.
Fotografa os ritos em homenagem à Iemanjá, na Praia do Cassino, em Rio Grande (RS), na Bahia e em Florianópolis.
É fotógrafa voluntária no Lar de Idosas da SEOVE, desde 2015.
É criadora e coautora dos Conjuntos de Postais Campeche Postal e Floripa Postal, publicados pelo Coletivo Campeche Postal (CCPostal), do qual é membro e co-fundadora.
Coautora dos Calendários Campeche – Floripa Postal 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025 e 2026. O Calendário Campeche Postal ganhou o primeiro lugar da ABIGRAF, Associação Brasileira de Indústrias Gráficas de Santa Catarina. O Calendário 2025 ganhou o primeiro lugar em SC e o primeiro lugar a nível nacional.
Suas fotografias são sobre as pessoas e suas atividades, crenças, trabalho e festividades, bem como seu local de viver e a maneira de coabitar.
No Coletivo Campeche Postal, fotografa as pessoas e seu trabalho, a paisagem, a fauna e a flora do Bairro Campeche, produzindo diversos materiais, como calendários, cartões postais, audiovisuais e exposições. No ano de 2021, o Coletivo Campeche Postal produziu material em tamanho natural, com os patrões e equipes da pesca, para as portas dos Ranchos da Praia do Campeche, como ação comunitária voltada à comunidade.