COMO FOTOGRAFAR MELHOR COM MEU CELULAR?

gian-cescon-N0g-deioHO4-unsplash

Fotografia capa: Gian Cescon

Essa é uma pergunta recorrente dos amantes da fotografia que sempre estão fotografando a todo momento com seus celulares. Realmente, pela disponibilidade e praticidade, o celular se transformou na câmera mais utilizada por todos. Existem no entanto, diversos modelos e as câmeras desses dispositivos podem variar muito na qualidade e recursos que oferecem. Via de regra existem alguns pontos essenciais que valem para melhorar suas fotos em qualquer celular. Destacarei aqui 3 pontos que com certeza podem fazer uma grande diferença no resultado das suas fotos de celular.

Fotografia: Xavier Wendling

Lente

É muito bom lembrar que normalmente a lente de um celu- lar não possui tampa ou muita saliência em relação ao cor- po do aparelho, sendo facilmente tocada com os dedos ou exposta à superfícies de contato sempre que deixamos o aparelho sobre qualquer lugar, até mesmo quando guarda- do na bolsa ou no bolso da calça. A lente do celular é uma lente sempre sujeita à sujeira! Então é essencial sempre limpar a lente antes de tirar suas fotos, um pano próprio é desejável, mas algum outro macio, como aquele que você

limpa a lente dos óculos serve bem, em último caso vale até a camiseta, pois é melhor do que deixar sujo. Procure limpar com cuidado, não esfregue com força, afinal você não quer danificar ou riscar a lente, apenas limpar.

Fotografia: Julian Gentilezza

Selfies

A tal da selfie, que é uma abreviação pop de self portrait (auto-retrato), é talvez a categoria mais comum de fo- tografia que se tornou consagrada pelas câmeras dos celu- lares. A selfie é uma das razões pela qual quase todo celu- lar tem duas lentes. Ela também fez proliferar o famoso “pau de selfie” e promoveu o desenvolvimento de visores móveis em alguns celulares e câmeras tamanha é a popu- laridade da selfie e a demanda que se tem por ela. Sobre

realizar melhores selfies o que se precisa levar em conta é procurar não revelar seu braço esticado e nesse caso o pau de selfie pode ajudar bastante. Outra sugestão sobre isso é que quando a self incluir um grupo grande de pessoas, você pode distanciar-se um pouco mais a frente das outras pessoas, seu rosto ficará um pouco maior na foto, mas você conseguirá incluir a todos mais facilmente. Pessoas en- fileiradas no ângulo certo também pode render um bom re- sultado. Mas se você quer um resultado melhor sem peripécias para incluir todos na sua selfie, lembre-se que o seu celular provavelmente tem um temporizador e isso sig- nifica que você pode posicionar o dispositivo na distância pretendia, planejar a foto antes e ter tempo para se incluir nela, que o celular poderá disparar sozinho conforme o tempo que você ajustou. Quando houver essa possibili- dade, sem dúvida ela será a sua melhor opção.

Fotografia: Rob Hampson

Aplicativos

Câmeras de celulares tem suas vantagens associadas à praticidade e portabilidade, mas nada se compara à disponibilidade de aplicativos. Este é o grande diferencial da câmera do celular. Os aplicativos permitem que você disponha de muitas câmeras no mesmo aparelho e o legal disso não é existir aplicativos melhores uns do que os outros, mas sobretudo diferentes uns dos outros, capazes de proporcionar estilos e experiências diferentes ao ato de fotografar. Existem desde aplicativos que possibilitam diferentes modos de disparo, incluindo modo manual, como ocorre nas outras câmeras, ou aplicativos que te permitem acessar o arquivo raw, e há outros aplicativos que oferecem efeitos e simulações baseadas em técnicas ou estilos fotográficos. Isso pode incluir desde câmeras de visão noturna até câmeras lomográficas e simuladores de películas. Os aplicativos também estendem as funções do dispositivo para a fotografia, ultrapassando as funções de câmera, havendo aplicativos também de edição fotográfica e aplicativos de publicação e envio das fotos. A grande percepção sobre os celulares para a fotografia está em explorar os re- cursos que ele pode oferecer e descobrir as diversas possibilidades que os aplicativos podem cumprir nos seus objetivos fotográficos. A ideia de persistir sempre no aplicativo “original” de câmera do aparelho avaliando que ele seja o melhor é um tanto quanto limitadora.

Espero que minhas observações e sugestões sobre estes 3 tópicos possam te ajudar a melhorar suas imagens! Se eu tivesse que resumir tudo em 3 linhas eu te diria:
Limpe sua lente, esconda seu braço ou utilize o temporizador para selfies e sempre experimente novos aplicativos para fotografia, as suas fotos agradecerão.

 

Por André Ricardo Souza