Ciclo de Oficinas: Fotógrafas e Artistas Mulheres na arte caribenha no século XX: Corpos, espaços e discursos inovadores

APRESENTAÇÃO

Ementa Geral

O ciclo propõe um percurso crítico pela presença, representação e contribuição das mulheres na história da arte, com foco especial no Caribe e na produção artística cubana do século XX. Por meio de análises historiográficas, estudos de caso e leituras críticas, serão discutidos temas como a invisibilização das artistas, a construção de discursos visuais sobre o corpo feminino, o papel da fotografia e da performance, e a produção contemporânea de mulheres afrocubanas.

Oficina 1 – Mulheres na História da Arte: Um Panorama Crítico (CH 6HS)

Nesta oficina será apresentada uma visão geral da trajetória das mulheres na história da arte, desde o Renascimento até o início do século XX. Partindo de uma perspectiva crítica inspirada no trabalho História da Arte sem Homens, de Katy Hessel, serão abordadas as condições sociais, culturais e políticas que moldaram as oportunidades (ou a ausência delas) para mulheres artistas.
Serão analisados casos emblemáticos como Artemisia Gentileschi, Élisabeth Vigée Le Brun e outras pioneiras, destacando a inserção feminina no Renascimento, no Barroco e no século XIX, bem como as barreiras impostas pelas academias de arte.

Oficina 2 – Arte Moderna e Contemporânea: Mulheres, Tendências e Movimentos (CH 6HS)

Dando continuidade ao panorama histórico, esta oficina abordará a presença feminina nas vanguardas modernas e no cenário contemporâneo global. Serão discutidas as obras e contextos de artistas como Frida Kahlo, Yayoi Kusama e outras criadoras que romperam com paradigmas estéticos e sociais. O encontro também abrirá espaço para refletir sobre o futuro da arte feita por mulheres, explorando tendências e movimentos emergentes.

Oficina 3 – Performance, Corpo e Fotografia na Arte Caribenha (CH 6HS)

Esta oficina se dedica a compreender como mulheres artistas se inserem no panorama plástico cubano e caribenho, analisando especialmente produções que dialogam entre performance, fotografia e instalação. Serão estudadas obras de Maria Magdalena Campos-Pons, Rocío García e Cirenaica Moreira, cujas criações abordam questões de gênero, identidade, poder e crítica social. Também será discutido o impacto das condições culturais, econômicas e políticas de Cuba sobre a representatividade feminina no sistema artístico.

Oficina 4 – Artistas Afrocubanas na Arte Contemporânea (CH 6HS)

Neste encontro, o foco será o contexto sociocultural que envolve a produção de mulheres artistas afrocubanas, examinando as formas como suas vozes foram ouvidas ou silenciadas ao longo do século XX. A oficina discutirá as semelhanças e diferenças que caracterizam suas produções, bem como os espaços privilegiados ou marginais que ocuparam no circuito artístico. A análise buscará compreender como raça, gênero e território se entrelaçam na construção de suas práticas visuais.

PROFESSORA

Mariurka Maturell Ruiz

Graduada em História da Arte (2003) pela Universidade de Oriente, Cuba. Mestrado em Estudos Cubanos e do Caribe pela Universidade de Oriente, Cuba (2015) e Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Membro do Grupo de pesquisa “O campo cultural latino-americano e suas conexões”, UFSC e professora da equipe docente do Seminários Especializados do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos (modalidade virtual), edição setembro de 2022 a março de 2023, no Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard. Foi professora de nível superior na Universidade de Guantánamo entre 2003 até 2017. Tem experiência na área de História das Artes, História e Sociologia. Suas pesquisas atualmente abordam as transformações urbanas, migração, diáspora, relações étnico-raciais e gênero.

Clique aqui para ver o Currículo lattes da professora.

PRÉ-REQUISITO

Interesse por História da Arte e Fotografia.

FORMA DE PAGAMENTO

Valor por Oficina: R$ 250,00 cada Oficina, sendo: R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante pago no primeiro dia de aula ou em 2x no cartão de credito.

Alunos Camera Criativa tem 10% de desconto.

BIBLIOGRAFIA

ACOSTA, Rafael de Arriba. Algo más allá de la crítica, pensar el arte.  Revista Arte cubano n. 3, 2011.

ÁLVAREZ, Andrés Álvarez; POZO, Elizabeth Rubio. Las generaciones muertas. (Ética y praxis artísticas en el Nuevo Arte Cubano) Revista Arte cubano n. 3, 2011.

BALLATE, Ana Gabriela Benavides; RODRÍGUEZ. de Armas, Yadira.  Miradas inclusivas: “ellas” dentro del sistema del arte en Cuba. Apuntes para una investigación en proceso”. 2021.disponible en https://pt.scribd.com/document/582051806/BALLATE-Ana-G-y-DE-ARMAS-Yadira-Miradas-inclusivas-en-el-sistema-del-arte-en-Cuba . Acceso en 17 feb.2023.

CHADWICK, Whitney. Mujer, Arte Y Sociedad. 1ª Ed.]. ed. Barcelona: Destino, 1992.

DE JUAN, Adelaida. La mujer pintada en Cuba.  Temas. Cultura, ideología y sociedad, n. 5, enero – marzo, 1996.

ENRIQUEZ Roche Melissa Margarita; GONZÁLEZ Aróstegui Mely del Rosario.  La imagen femenina en el arte cubano. Un análisis desde la perspectiva de género. SAPIENTIAE: Revista de Ciencias Sociais, Humanas e Engenharias.; v.5, n.2, p.371-381,2020. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=572762223009. acceso 18 feb 2023.

ESPINOSA, Magaly; POWER, Kevin (Edit.). Antología de textos críticos: el nuevo arte cubano. España, Jogamar, 2006.

GODOY, M. J., & CARVALHO, I. C. Griselda Pollock. Visión y diferencia. Feminismo, feminidad e historias del arte. Cuestiones De género: De La Igualdad Y La Diferencia, Ciudad de Bs. As., Argentina: Fiordo, 2013, n.16, p.874–878, 2021). Disponible en https://doi.org/10.18002/cg.v0i16.6974. Acceso en 15 feb.2023.

GONZÁLEZ, Margarita; PARSON Tania; VEIGAS. José Déjame que te cuente. Antología de la crítica en los 80, Arte Cubano Ediciones, 2002.

HERRERA Ysla, Nelson. Arte cubano a vuelo de pájaro, entre dos siglos. In Arte Cubano, n.2, 2000.

JUAN, Adelaida de. La mujer pintada en Cuba. In Del silencio al grito, La Habana Editorial Letras Cubanas, 2002.

JUAN, Adelaida de. Pintura Cubana: temas y variaciones, La Habana, Ediciones, UNEAC, 1978.

JUAN, Adelaida de. Transfiguración y fuga, Bohemia, n. 32, p.16-19, 1982

JUAN, Adelaida de.: Caricatura de la República. La Habana, Ediciones Unión, 1999.

JUAN, Adelaida de: Del silencio al grito; mujeres en las artes plásticas, La Habana, Editorial Letras Cubanas, 2002.

JUAN, Adelaida de: Más allá de la pintura. La Habana, Editorial Letras Cubanas, 1993.

LLANES, Lilian Godoy. Más allá de la crítica. Recopilación de textos sobre arte. Colección de Arte y Pensamiento. La Habana, Arte cubano Ediciones, 2011.

MENÉNDEZ, Lázara. Estudios Afrocubanos. Selección de Lecturas (5 tomos). La Habana, Empresa Editorial Poligráfica Félix Varela, 2009.

NOCHLIN Linda. ¿Por qué no ha habido grandes mujeres artistas? (1971).Disponible ne https://www.vitoria-gasteiz.org/wb021/http/contenidosEstaticos/adjuntos/es/87/78/48778.pdf . Acceso ne 17 feb. 2023.

ORTEGA, Píter Núñez. Arte cubano 2000-2012: una cartografía necesaria. Revista Arte Cubano, n.1 2013.

PARKER Rozsika ; POLLOCK Griselda Maestras antiguas. Mujeres, arte e ideología, 1ed. Ediciones Akal, 2021.

PARKER Rozsika A Mae Dividida. A Experiencia Da Ambivalencia Na maternidade, Editorial Record, (1997).

PERAMO, Hortensia Cabrera: Un derecho conquistado: aprender a pintar.Revista Opus habana , n.35 , p.5-17, 2008. Disponible en http://www.opushabana.cu/index.php/servicios/revistas-pdf/1419-opus-habana-no-35. Acceso en 17 feb.2023.

POGOLOTTI, Graziella: Examen de conciencia, La Habana, UNEAC. Contemporáneos, 1978.

RODRÍGUEZ, Lourdes. Selección de Lectura de Arte Cuba Colonia. (2 tomos), La Habana, Ministerio de Educación Superior, 1991.

SÁNCHEZ Abella, Carolina María. Acerca De Mujeres Y Arte Cubano. Atrio. Revista De Historia Del Arte, n.1, Sevilla, p. 91-102, 2022 disponible en  https://doi.org/10.46661/atrio.4486. Acceso en 16 feb. 2023

SÁNCHEZ, Suset: El sabor de la galleta olvidada. 2004. Disponible en https://susetsanchez.wordpress.com/ensayos/2004_el-sabor-de-la-galleta-olvidada/ .acceso en 12 feb. 2023

Scott, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação &Amp; Realidade, v.20, n.2, 2017. Disponible en  https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acceso en 17 feb. 2023.

SOBRE NÓS

Conheça mais sobre a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte aqui 

OUTROS CURSOS

Quer aprender mais sobre fotografia? Te ajudamos!
Clique aqui para ver nossas opções de CURSOS PRESENCIAIS 

Não mora na Grande Florianópolis? Sem problemas!
Oferecemos também CURSOS ONLINE! Saiba mais aqui