Curso de Fotografia de Natureza

APRESENTAÇÃO

O Brasil é a terra da diversidade. Além da fascinante variedade cultural do país, aqui também se encontra a maior biodiversidade do mundo. O país abriga as maiores florestas tropicais do planeta e aparece sempre nos primeiros lugares em quantidade de espécies animais. Por tais motivos, o Brasil sobressai dentre os “Países Megadiversos” listados pela organização global Conservação Internacional.

Devido às particularidades e exigências da fotografia de natureza, registrar esta riqueza de temas pode ser desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. Voltado a adeptos da fotografia e das atividades ao ar livre, além de estudantes e profissionais da área ambiental, o curso aborda as principais modalidades da fotografia de natureza, estimulando a prática da arte fotográfica e fomentando a conservação dos ambientes naturais.

Caso o participante não tenha algum dos equipamentos citados no pré-requisitos consultar a escola para verificar a possibilidade de usar o(s) equipamento(s) da Câmera Criativa durante as aulas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Visão geral sobre a fotografia de natureza: equipamentos, ajustes da câmera, requisitos básicos para praticar a atividade, técnicas de campo, segurança e ética em ambientes naturais, noções de composição, análise e discussão de fotos produzidas durante o curso;

– Aulas teóricas e práticas sobre fotografia de paisagens, vida selvagem, macrofotografia, fotografia aérea, fotografia noturna, fotografia subaquática.

 

PRÉ-REQUISITOS

– Conhecimentos básicos de fotografia (operação dos principais recursos da câmera, uso dos ajustes manuais, velocidade do obturador, abertura do diafragma, sensibilidade ISO);

– Possuir câmera DSLR ou Mirrorless, lentes grande angular + macro + teleobjetiva (alcance mínimo sugerido = 300 mm), tripé;

– Ainda que as atividades práticas sejam leves e não exijam grandes esforços físicos, é desejável um mínimo de preparo e experiência em situações de vida ao ar livre.

 

SOBRE O INSTRUTOR

Daniel de Granville

Biólogo com pós-graduação em Jornalismo Científico, Daniel De Granville passou a maior parte de sua vida entre as regiões do Pantanal Sul e Bonito (MS), onde desenvolveu seu gosto pela fotografia ao trabalhar com fotógrafos renomados de vários países. Uma pessoa muito paciente, detalhista e apaixonada pela vida selvagem, Daniel gosta de liderar expedições com objetivos peculiares, como fotografar onças no Pantanal, mergulhar com sucuris gigantes no Cerrado ou com botos-cor-de-rosa na Amazônia.

Como fotógrafo, já apresentou exposições, palestras e cursos na Alemanha, EUA, Argentina e diversas regiões do Brasil. Em 2015 foi o grande vencedor do I Concurso de Fotografia de Natureza do Brasil, promovido pela AFNATURA, e em 2021 ganhou o primeiro prêmio na categoria “Paisagem” do Concurso Global da The Nature Conservancy, onde concorreram mais de 100 mil imagens de 158 países.

Daniel vive atualmente em Florianópolis, onde tem se dedicado ao ensino de fotografia na Câmera Criativa e continua operando expedições em busca de vida selvagem Brasil afora.

 

FORMA DE PAGAMENTO

– Via escola: R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante pago no primeiro dia de aula em até 3x sem juros via cartão de crédito.

– Via painel de compra do site escola: Valor Total em até 3x sem juros no cartão de crédito.