Fotografia e Arte – Desenvolvendo Projetos Fotográficos

APRESENTAÇÃO

Este curso propõe uma imersão teórica, crítica e prática na fotografia como linguagem artística contemporânea, articulando história da arte, narrativa visual e desenvolvimento autoral. Cada módulo está estruturado como um passo fundamental na construção de um projeto fotográfico pessoal, permitindo que os participantes construam seu portfólio de maneira coesa e conceitualmente fundamentada.

Através da criação de um projeto autoral, os alunos são incentivados a desenvolver narrativas visuais expressivas e relevantes, refletindo sobre temas sociais, culturais e estéticos. Além de proporcionar uma imersão na história e nas linguagens da fotografia, o curso estimula o pensamento crítico, a experimentação criativa e o fortalecimento de uma identidade artística própria. A diversidade de abordagens — que inclui fotografia de moda, arte contemporânea, novas mídias e mercado fotográfico — amplia as possibilidades de atuação profissional e promove a inserção no campo artístico.

Com foco na construção de um portfólio consistente, o curso também prepara os participantes para desafios éticos, técnicos e conceituais contemporâneos, oferecendo subsídios para a participação em exposições, circuitos culturais e oportunidades no mercado de arte. Ao final, cada participante será capaz de apresentar com clareza e profundidade um projeto fotográfico pessoal, integrando técnica, conceito e sensibilidade.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um olhar crítico e autoral para a criação de projetos fotográficos pessoais, compreendendo a fotografia como expressão artística contemporânea e ferramenta de comunicação visual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar a história da fotografia e seus cruzamentos com o campo da arte.
  • Compreender a fotografia como linguagem estética e expressão cultural.
  • Explorar diferentes campos de atuação da fotografia contemporânea (moda, arte, publicidade, novas mídias e mercado).
  • Desenvolver um tema e um conceito autoral conectados a uma proposta estética.
  • Planejar visualmente uma narrativa fotográfica coesa.
  • Realizar a curadoria, edição e montagem de um portfólio pessoal a partir de imagens já existentes.
  • Apresentar e refletir criticamente sobre o projeto desenvolvido.

METODOLOGIA

  • Aulas expositivas e discussões críticas sobre obras e artistas.
  • Análises de estudos de caso.
  • Exercícios práticos orientados.
  • Elaboração guiada de projeto fotográfico pessoal.
  • Acompanhamento coletivo e individual.

CONTEÚDO ESTRUTURADO EM PASSO A PASSO (MÓDULOS)

Módulo 1: Da imagem à intenção – História, olhar e composição

  • Panorama histórico da fotografia e seus movimentos estéticos.
  • Princípios visuais: enquadramento, luz, cor, textura, contraste, forma.
  • Estudo de imagens icônicas e suas estruturas visuais.

Objetivo: Fundar uma base técnica e conceitual para exercitar o olhar e preparar a escolha do tema do projeto pessoal.

O que fazer neste módulo:

  1. Aula teórica introdutória sobre história da fotografia.
  2. Discussão sobre contextos sociais e culturais da imagem.
  3. Análise de imagens icônicas.
  4. Apresentação de princípios de composição.
  5. Exercício prático de observação e composição.
  6. Redação de reflexões iniciais sobre possíveis temas autorais.

Módulo 2: Fotografia e linguagem contemporânea

  • Fotografia de moda e fotografia publicitária como formas de expressão cultural.
  • Fotografia de arte contemporânea e novas mídias: instalações, performances, vídeo e tecnologia digital.
  • Discussão sobre o mercado de arte e estratégias de divulgação de projetos autorais.
    Objetivo: Investigar os diversos campos de atuação da fotografia na arte e na comunicação visual contemporânea, estimulando a reflexão crítica sobre os usos e sentidos das imagens em diferentes circuitos culturais, midiáticos e comerciais.
    O que fazer neste módulo:
  1. Aula expositiva sobre fotografia aplicada à arte, moda e publicidade.
  2. Estudo de caso de campanhas e obras multimídia.
  3. Debate sobre fotografia e mercado de arte.
  4. Mapeamento de referências visuais e conceituais.

Módulo 3: Tema, conceito e pesquisa visual – Fotografia como expressão

  • Escolha e delimitação de tema com base em interesses e identidade autoral.
  • Construção do conceito e definição da abordagem criativa.
  • Estudo de artistas e referências visuais ligadas ao tema.
  • Tendências e movimentos contemporâneos na fotografia artística.

Objetivo: Estimular o desenvolvimento de um olhar crítico e autoral sobre a fotografia como linguagem artística, conectando o tema do projeto pessoal a práticas fotográficas contemporâneas e suas múltiplas expressões no campo da arte e da comunicação visual.

O que fazer neste módulo:

  1. Escolha do tema com justificativa escrita.
  2. Pesquisa dirigida e criação de moodboard.
  3. Discussão e análise crítica das referências.
  4. Esboço conceitual final do projeto.

Módulo 4: Planejamento visual – Narrativa e pré-produção

  • Introdução aos conceitos de narrativa visual e storytelling na fotografia.
  • Análise de séries fotográficas e projetos que contam histórias visuais de forma eficaz.
  • Storyboard ou plano esquemático do projeto.

Objetivo: Organizar visualmente a sequência narrativa do projeto, alinhando forma e conteúdo.

O que fazer neste módulo:

  1. Aula teórica sobre narrativa e estrutura visual.
  2. Estudo de projetos fotográficos com foco em storytelling.
  3. Elaboração de storyboard do projeto pessoal.
  4. Planejamento formal e conceitual da narrativa fotográfica.

Módulo 5: Curadoria e finalização do projeto

  • Exploração de linguagens, técnicas e sensorialidade a partir de imagens já existentes.
  • Seleção criteriosa das imagens que integrarão o projeto.
  • Construção da narrativa visual.
  • Organização do portfólio com sequência lógica e coerente.
  • Escrita do texto de apresentação e redação da declaração do artista.
  • Apresentação oral e feedback coletivo.

Objetivo: Trabalhar com as imagens já produzidas pelos participantes, promovendo o refinamento técnico, estético e conceitual do material, finalizando o projeto com consistência autoral e narrativa.

O que fazer neste módulo:

  1. Curadoria inicial: Selecionar entre 15 e 20 imagens do acervo pessoal para análise.
  2. Análise orientada: Discutir os critérios de escolha com base na coerência conceitual e na força visual das imagens.
  3. Edição técnica: Aplicar ajustes de luz, cor, nitidez e composição para criar unidade visual entre as fotos.
  4. Construção da narrativa visual: Organizar a sequência de 6 a 12 imagens que contarão a história do projeto.
  5. Texto de apresentação e declaração do artista: Redigir um texto autoral que contextualize o projeto e reflita sobre motivações, processo criativo e interpretações possíveis.
  6. Montagem e apresentação final: Finalizar o portfólio (formato físico ou digital) e apresentá-lo oralmente, com abertura para comentários, críticas e reflexões.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

  • Participação e engajamento em aula.
  • Atividades práticas semanais.
  • Apresentação final do projeto fotográfico com portfólio.
  • Capacidade de expressar intenções criativas e refletir sobre o processo.

urante as visitas a exposições fotográficas e artísticas.

PRE REQUISITO

Ter conhecimento básico de fotografia.

FORMA DE PAGAMENTO

Aluno Câmera Criativa tem 10% de desconto.

R$ 150,00 antecipado referente à matrícula e valor restante pago no primeiro dia de aula em até 10x sem juros no cartão de crédito.

PROFESSORA

Mariurka Maturell Ruiz, Graduada em História da Arte (2003) pela Universidade de Oriente, Cuba. Tem mestrado em Estudos Cubanos e do Caribe pela Universidade de Oriente, Cuba (2015) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). É membro do Grupo de pesquisa “O campo cultural latino-americano e suas conexões” e do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) na UFSC, e da Cátedra de Estudos Afrocaribenhos (CEA) da Universidade de Guantánamo-Cuba. Professora da equipe docente do Seminários Especializados do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos (modalidade virtual), edição setembro de 2022 a março de 2023, no Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas da Universidade de Harvard. Foi professora de nível superior na Universidade de Guantánamo entre 2003 até 2017. Possui experiência como docente e orientadora de pesquisa nas áreas dede História das Artes, História e Sociologia. Suas pesquisas atualmente abordam as artes plásticas, as transformações urbanas, migração, diáspora, relações étnico-raciais e gênero.