Saída Fotográfica: A Cultura Açoriana na Ilha de Santa Catarina – 3 Edição: Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa

APRESENTAÇÃO

A proposta dessa saída fotográfica é de expandir e valorizar a cultura açoriana presente na ilha de Santa Catarina e, por meio da linguagem fotográfica produzir imagens capazes de retratar essa cultura tão significativa para o litoral de Santa Catarina. Para alcançarmos tal objetivo contaremos com a participação do Doutor em História da Cultura Açoriana em Santa Catarina, Sérgio Luiz Ferreira e orientação fotográfica dos fotógrafos e professores Amauri Fausto e Radilson Carlos Gomes. Pretende-se também realizar uma mostra fotográfica com as imagens geradas pelos participantes da saída fotográfica no espaço “Sala José Cipriano da Silva” – Galeria de Artes do Mercado Público Municipal, além da possibilidade de ocupar outros espaços culturais em Santa Catarina e Ilha dos Açores.

A população do litoral do Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil, é marcada fortemente pela migração de casais açorianos. Hoje, calcula-se que mais de dois milhões de catarinenses são descendentes de açorianos. De todas as ilhas dos Açores vieram povoadores para Santa Catarina. A proporção maior, no entanto, foi de casais das ilhas centrais: Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge. O litoral catarinense tem muito orgulho de sua origem açoriana. Em todos os 36 municípios da orla se encontram referências aos Açores, aos açorianos e a suas ilhas.

A colonização do litoral catarinense pelos açorianos aconteceu entre 1748 e 1754 quando cerca de 5.500 pessoas vieram habitar Santa Catarina. Esta procedência açoriana acabou por cair no esquecimento e só foi relembrada no final do século XX. Hoje, qualquer habitante do litoral catarinense se diz açoriano, mas não sabe o que isso quer dizer, virou um açoriano genérico. Açoriano se tornou sinônimo de nativo.

A Casa dos Açores de Santa Catarina procura levar à população que vive a cultura de origem açoriana a história de seus antepassados e os Açores da atualidade para valorizar sua auto-estima, ajudar a perceber sua identidade cultural e mostrar as possibilidades de intercâmbio com a Região Autônoma dos Açores.

Dessa forma, a parceria entre a Casa dos Açores e a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte busca fortalecer e propagar por meio do saber fotográfico a valorização da cultura açoriana presente em Florianópolis.

 

PROGRAMAÇÃO

– Dia 01 de novembro (quarta): das 19h30 às 20h30, bate papo online ao vivo sobre cultura açoriana e sua representatividade conduzida pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira.

– Dia 04 de novembro (sábado): das 14h às 17h, saída fotográfica cultural na Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa com orientação de professores da escola.

– Dia 09 de novembro (quinta): das 19h30 às 22h, bate papo online ao vivo para análise das fotos produzidas na saída fotográfica com acompanhamento do(s) professore(s) da escola.

– Data Exposição: (Provavelmente inaugura em 30/11 ou 01/12) na Galeria de Artes do Mercado Público Municipal. A participação na exposição é opcional.

– Investimento Saída Fotográfica: R$ 90,00 (noventa reais) por participante.

– Investimento para exposição (opcional): R$ 120,00 (oitenta reais) por conjunto da obra (composto de: 01 fotografia 20×30 impressa em papel de algodão Hahnemühle montada no parspatur 30×40), a equipe Câmera Criativa fará a montagem da mostra na “Sala José Cipriano da Silva” – Galeria de Artes do Mercado Público Municipal  e guarda das obras dos participantes; montagem do coquetel de abertura com: refrigerantes e petiscos variados, deixando aos participantes a opção de contribuírem com bebidas alcoólicas como (vinhos e espumante); Assessoria de Comunicação Cultural para dar amplo conhecimento à sociedade, repassando para a mídia local todos os dados da exposição e os referidos fotógrafos participantes.

– Obs: A participação na exposição fotográfica é optativa, ou seja, fica a critério de cada uma das pessoas que participarem da saída fotográfica.

PRÉ-REQUISITO

Ser amante da fotografia, fotógrafo amador ou profissional. O participante poderá participar com câmera digital ou smartphone.

PROFESSORES

Amauri Fausto: Fotojornalista, Designer Gráfico, Produtor Cultural e Professor. Atuou como repórter fotográfico no jornal Zero Hora e nas Revistas Letras da Terra, Espaço Imóvel e Revista de Bordo. Foi Editor de Fotografia e Fotógrafo do jornal Usina do Porto. Elaborador e Curador de concursos fotográficos do projeto Reciclar (Banrisul) e Instrutor de Fotografia do SENAC, Casa de Cultura Mario Quintana, Fluxo – Escola de Fotografia Expandida e das Oficinas de Descentralização de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.

Divulgador e Ministrante de Palestras de Fotografia em Preto e Branco para a Ilford. Como Designer Gráfico produz revistas e material gráfico para o Salão Supercarros, Harley Motor Show, Classic Car Club-RS, entre outros. Possui um dos maiores acervos fotográficos de Antigomobilismo do País. Amauri é também conhecedor profundo da técnica, dos mecanismos e dos procedimentos fotográficos, o que, o torna um grande solucionador de qualquer questão relativa ao manuseio do equipamento.

Radilson Carlos Gomes: Formado em História e Administração Hospitalar, especialista em comunicação e saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Começou a sua carreira de fotógrafo no ano de 1987, em Brasília. Em 1994 ingressou no Ministério da Saúde no cargo de Administrador, mas passou a trabalhar em Documentários Fotográficos de Saúde Pública.

Professor de Fotografia desde 1996, Fundou a ESCOLA CÂMERA CRIATIVA – FLORIANÓPOLIS/SC em 2013, ministrou a disciplina de iniciação à fotografia para alunos de Fotojornalismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Arquitetura e Relações Públicas nas Universidades: Católica de Brasília, Universidade Paulista – UNIP/Brasília, Faculdade JK e UNIPLAN de Brasília. Em 2004, criou o Projeto Brasil em 3×4 com a edição Brasilia em 3×4 – O retrato de quem passa… dando visibilidade aos anônimos da cidade. Em 2006, lança seu primeiro livro autoral e na sequência 12 outras publicações.

Em 2008 expõem em Nova Iorque pelos 50 anos da Universidade Estadual Stony Brook. Em 2011 venceu o Prêmio Maternidade Segura, OPAS/ONU e no mesmo ano foi convidado a participa da Missão de Paz da ONU/UNFPA/MS em Porto Príncipe/Haiti e Guiné Bissau/África como professor e fotógrafo,  em 2015 foi selecionado pela Fundação Cultural Badesc para ocupar o espaço Fernando Beck com a Mostra Fotográfica – Haiti Bombagai, 2016/17, percorreu as cidades do Estado de Santa Catarina pelo Circuito SESC de Artes Visuais. Em 2017 venceu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, categoria Patrimônio Cultural e Imaterial (Projeto Floripa em 3×4). Em 2019 venceu o concurso fotográfico Cidadania em Foco promovido pela CGU/Brasília e no ano de 2020 venceu em Primeiro Lugar o Prêmio Elisabete Anderle na categoria Povos Indígenas (Projeto Yvyrupa – Território).

Sérgio Luiz Ferreira: professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
É licenciado em Filosofia pela UNIFEBE, de Brusque, SC, mestre em história, área de concentração história do Brasil, pela UFSC e doutor em história, área de concentração história cultural pela UFSC. Leciona no ensino superior desde 1995. Trabalhou na UDESC, USJ, Unifebe, Univille, Furb e Univali.
Tem quatro livros publicados e diversos prefácios assinados.
É pesquisador de cultura e religiosidade popular, patrimônio cultural e da história de Santa Catarina.
É presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina desde outubro de 2015.
Sua Tese de doutoramento, defendida em 2006, se intitula “Nós não somos de origem”: Populares de ascendência açoriana e africana numa freguesia do Sul do Brasil (1780-1960).
Já participou de vários programas, filmes e documentários sobre a história de Santa Catarina, especialmente sobre a Ilha de Santa Catarina, sobre os açorianos e festas do Divino Espírito Santo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797459P7

INSCRIÇÕES

Efetue a sua inscrição AQUI.

FORMA DE PAGAMENTO

Em 01x via pix, cartão de débito ou crédito.

SOBRE NÓS

Conheça mais sobre a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte aqui 

OUTROS CURSOS

Quer aprender mais sobre fotografia? Te ajudamos!
Clique aqui para ver nossas opções de CURSOS PRESENCIAIS 

Não mora na Grande Florianópolis? Sem problemas!
Oferecemos também CURSOS ONLINE! Saiba mais aqui