Todos os anos, o ciclo das águas causa mudanças marcantes no Pantanal, a maior planície alagável de água doce do mundo, ocupando uma área do tamanho do Estado do Paraná ou da Inglaterra e Escócia juntas. Uma savana seca e agreste durante os períodos mais secos do ano torna-se um enorme pântano inundado nos meses seguintes. Uma infinidade de mamíferos, aves e outras criaturas vêm e vão seguindo o pulso das águas no menor – porém mais bem preservado – bioma brasileiro.
A região abriga uma enorme variedade de animais em um cenário que lembra os refúgios de vida selvagem da África. Porém, ao invés de criaturas como leões, zebras e girafas, aqui são os jacarés, onças, capivaras, ariranhas e aves – incluindo a arara-azul, o maior papagaio do mundo – quem dominam a paisagem. Em meio a este incrível patrimônio natural vivem os “pantaneiros”, habitantes tradicionais cujo estilo de vida peculiar é adaptado e em harmonia com o ritmo da natureza.
Nosso programa vai explorar as regiões da Estrada Transpantaneira, o Porto Jofre e o Parque Estadual Encontro das Águas, onde escolhemos cuidadosamente alguns destinos que se destacam e se complementam pela abundância e diversidade de fauna, flora e opções de atividades. Daremos ênfase aos esforços para fotografar as espécies e paisagens que fazem parte deste ambiente extremamente rico em oportunidades para quem aprecia a fotografia de natureza!
Bora com a gente nessa aventura?
Para garantir a sua vaga ou saber mais:
Contato:
WhatsApp (48) 99678 2525 ou [email protected]
Também convidamos a todos para um bate-papo com o fotógrafo, guia e nosso professor, Daniel De Granville, para apresentação do roteiro detalhado da expedição.
Nesta oportunidade Daniel irá falar sobre os animais silvestres e outras curiosidades que nos aguardam nesta aventura e também sanar todas as dúvidas dos interessados pela viagem.
Datas do Bate-papo:
14/10/2023 (sábado) das 13h30 às 14h30
18/10/2023 (quarta) das 19h30 às 20h30
Vagas Limitadas!
Inscrições para o bate-papo via WhatsApp: 48 99678 2525
Dia 01 | domingo, 23.jun.2024 | Cuiabá ao Pantanal (J)
– Nosso encontro será no Aeroporto de Cuiabá (CGB), onde cada participante chegará por conta própria. Nossa equipe estará lhe aguardando para darmos início à aventura pantaneira.
– Traslado privativo do Aeroporto para a Pousada Pouso Alegre. São aproximadamente 1h30 por estrada asfaltada até chegar na pitoresca cidade de Poconé, onde inicia a Rodovia Transpantaneira e começa a nossa aventura à procura de vida selvagem. A Transpantaneira, com 147 km de extensão, cruza parte do Pantanal de Norte a Sul passando por mais de 120 pontes de madeira. Sua pista elevada foi construída com solo retirado das caixas de empréstimo às margens da estrada, formando valas que concentram água e atraem a fauna, principalmente nos períodos mais secos do ano. Almoço (não incluso) no caminho.
– A Pouso Alegre é uma pousada tradicional bem simples, localizada a aproximadamente 6 km da Transpantaneira Pantanal adentro. A proposta é ficarmos hospedados em um local onde o principal atrativo é a natureza ao redor, mais do que a estrutura em si. Localizada em uma área bastante preservada do Pantanal, onde o proprietário desenvolve estudos científicos, além das famosas aves do Pantanal a Pouso Alegre é conhecida por oferecer boas chances de encontros com mamíferos como a anta, além de jacarés nas lagoas próximas. Uma torre de observação possibilita belas visões do Pantanal sob o ponto de vista das aves. Em uma expedição fotográfica há alguns anos, nossos hóspedes acordaram ao som de um tamanduá-bandeira escavando cupins no jardim em frente aos quartos!
– Dependendo do horário de chegada, poderemos fazer uma caminhada mais curta para observar e fotografar a vida selvagem nos arredores.
– Jantar e pernoite na Pouso Alegre.
Dia 02 | segunda-feira, 24.jun.2024 | Pouso Alegre ao Porto Jofre (C / A / J)
– Nesta manhã vamos sair bem cedo para uma caminhada até a torre de observação da Pouso Alegre, onde poderemos observar o nascer do sol e o Pantanal despertando sob um ponto de vista privilegiado.
– Retorno para o café da manhã e saída para safári fotográfico privativo em caminhão aberto, explorando os campos abertos da Pouso Alegre em busca de animais e paisagens para fotografar. Nas áreas da pousada existem as chamadas “esperas”, que são pequenos açudes onde os animais se encontram para beber água e se refrescar.
– Almoço na Pouso Alegre, check out e traslado privativo para o Porto Jofre, às margens do Rio Cuiabá. Neste trajeto, entrando cada vez mais fundo no Pantanal, teremos a chance de encontrar aves e outros animais para fotografar.
– Chegada à tarde e check-in no Hotel Porto Jofre, localizado no coração da região que ficou conhecida informalmente como “Onçolândia”. Nos últimos anos, o Rio Cuiabá e seus afluentes – que cortam o Parque Estadual Encontro das Águas – tornaram-se conhecidos mundialmente pela presença frequente de onças-pintadas, onde não é raro ter dois ou três encontros com esses felinos incríveis em um único dia! Às vezes elas estão apenas descansando preguiçosamente no barranco do rio, nadando, acasalando ou ainda tentando caçar um jacaré ou uma capivara.
– Dependendo do horário de chegada, podemos fazer uma caminhada pelos arredores para conhecer a abundante vida ao redor do hotel, que inclui araras-azuis, tucanos, jacarés e outros bichos. Também podemos visitar uma lagoa que às vezes está coberta pelas enormes folhas e flores da famosa vitória-régia.
– Jantar (incluso) e pernoite no Hotel Porto Jofre.
Dias 03-05 | terça-feira, 25 – quinta-feira, 27.jun.2024 | Porto Jofre (C / A / J)
– Durante estes dias, iremos explorar em barco a motor privativo os rios e canais ao redor do Parque Estadual em busca de onças-pintadas e o que mais aparecer pelo caminho, como ariranhas, capivaras, jacarés e aves como o tuiuiú, o gavião-belo e muitas outras – quem sabe até uma sucuri-amarela aparece no barranco do rio! Durante as horas mais quentes do dia, voltaremos ao Hotel para o almoço e teremos tempo para relaxar, explorar as áreas ao redor a pé ou trabalhar nas fotografias produzidas no período anterior.
– Jantares e pernoites no Hotel Porto Jofre.
Dia 06 | sexta-feira, 28.jun.2024 | Porto Jofre a Aymara (C / A / J)
– Café da manhã no Hotel Porto Jofre, check out e traslado privativo para a Pousada Aymara, retornando calmamente em direção ao início da Transpantaneira, com previsão de chegada para o almoço.
– Fundada em 2019, a Aymara é uma das mais novas pousadas do Pantanal. Originou-se de um complexo turístico tradicional totalmente reformado, oferecendo um ambiente aconchegante entre as árvores ao longo de um estreito riacho com abundância de vida selvagem. O entorno é composto por uma paisagem florestal distinta do que costuma ser visto na maior parte do Pantanal, onde os campos são mais abertos. As trilhas passam por uma diversidade de ambientes, otimizando as chances de encontrar mamíferos, aves e répteis. Não é raro despertar ao som dos bugios que habitam as árvores ao redor dos chalés ou dar de cara com uma arara-azul em seu ninho na frente dos apartamentos!
– Check-in e saída fotográfica conforme roteiro sugerido pela equipe da Aymara, dependendo dos principais atrativos disponíveis na época da nossa viagem.
– Jantar e pernoite na Pousada Aymara.
Dia 07 | sábado, 29.jun.2024 | Aymara a Cuiabá (C)
– Nosso dia vai começar bem cedo. Vamos sair da Aymara em veículo privativo antes do amanhecer, para observar o nascer do sol em um trecho especial da Transpantaneira, acompanhando o despertar dos bichos.
– Retorno à Aymara para o café da manhã, check out e traslado privativo para o Aeroporto de Cuiabá em horário a definir, de acordo com o horário de voo do grupo.
Nosso Guia
Biólogo com pós-graduação em Jornalismo Científico, Daniel De Granville começou sua carreira fotográfica na década de 1990, quando vivia no Pantanal e atuava como guia para fotógrafos renomados de várias partes do mundo, o que estimulou seu interesse pela atividade.
Uma pessoa muito paciente, detalhista e apaixonada pela vida selvagem, Daniel gosta de conduzir expedições com objetivos peculiares, como fotografar onças no Pantanal, mergulhar com sucuris no Cerrado ou com botos-cor-de-rosa na Amazônia. Como fotógrafo, Daniel já apresentou exposições, palestras e oficinas no Brasil, Alemanha, EUA e Argentina. Em 2015 foi o grande vencedor do I Concurso de Fotografia de Natureza do Brasil, promovido pela AFNATURA, e em 2021 ganhou o primeiro prêmio na categoria “Paisagem” do Concurso Global de Fotografia da The Nature Conservancy, concorrendo com mais de 100 mil imagens de 158 países.