FLORIANÓPOLIS: Lá-tinha na Ilha, 289 anos de história…

1

A fotografia artesanal se utiliza da técnica denominada “PINHOLE”. Sua tradução significa “Buraco de Alfinete”, que nada mais é do que um orifício por onde a luz passa atravessando a Lata e formando a imagem na parede oposta, sem o uso de Lentes fotográficas.

Confira: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_pinhole

Em um mundo tomado pela tecnologia digital, onde a maioria dos cidadãos/cidadãs possuem uma máquina fotográfica à mão (acoplada ao seu celular), esquecemos da verdadeira essência da fotografia, do seu princípio básico, o fenômeno da Câmera Escura.

O fenômeno da câmera escura é puramente físico e se resume à captura da luz que é refletida pelos assuntos num recipiente fechado (Caixa ou Câmara Escura), podendo ser Digital ou Artesanal, como nas latinhas. No caso, sem a utilização de uma Lente/Objetiva.

A Escola Câmera Criativa vem utilizando a fotografia Pinhole como forma de assimilação por parte dos alunos, dos mecanismos de controle da luz na fotografia digital.

Além da exposição fotográfica a escola Câmera Criativa irá oferecer duas Oficinas de Fotografia Artesanal – PINHOLE aos clientes e visitantes da exposição que deixarem seus nomes para um sorteio. (09 vagas cada Oficina)

A exposição em Homenagem aos 289 anos de Florianópolis terá aproximadamente 25 fotografias ampliadas no tamanho 40 x 50 cm, que irão representar os espaços históricos da Cidade: Ponte Hercílio Luz, Alfândega, Catedral, Rua Felipe Schmidt, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Praia de Itaguaçu, Fortaleza de São José da Ponta Grossa e outros.

O Projeto foi idealizado e organizado pela Escola Câmera Criativa e executado pelos seus alunos e professores.

O texto de apresentação ficou por conta do Dramaturgo Florianopolitano – ANTONIO CUNHA.

Fotografias: Arlete Souza, Ana Soares, Eliane Trautman, Nelson Cruz, Filipe Escobar, Tasso Scherer, Bianca Costa, Carolina da Costa, Gerard Font, Lê Silvestre, Luíla Vômero, Radilson Carlos Gomes, Vitor Hugo Cardoso, Sandra Oenning.