O que eu preciso saber para fazer belos retratos?

4

Fala, galerinha! Hoje vamos abordar um assunto bem legal que é Retratos. As pessoas geralmente adoram se ver em fotografias lindas, capturadas em um momento certo, com uma luz incrível e aquela pose perfeita! Mas nem sempre o fotógrafo tem a habilidade para superar as expectativas de seu cliente. Então vamos para uma série de dicas para você surpreendê-lo com ótimos clicks. Vamos falar um pouco de tudo: lentes, iluminação, direção e dicas simples, porém importantes, para um grande resultado.

 

Luz natural

Sempre que fotografar em ambiente interno, busque colocar seu modelo próximo a janelas e portas. A luz natural difusa minimiza as sombras, criando um ambiente natural. Peça para ele se posicionar em direção à luz, para que seu rosto tenha luz direta, reduzindo as sombras. Tente usar apenas luz natural. Sempre que possível desligue as luzes do ambiente, para não criar dois tons.

 

Evite luz direta

Quando estiver fotografando em ambiente aberto apenas com o sol iluminando o assunto, use um difusor para minimizar as sombras. O sol direto no modelo pode trazer sombras bem duras, evidenciando marcas de expressão. Aproveite dias nublados para fazer bons clicks, usufruindo da grande difusão criada pelas nuvens.

 

Use um diafragma (f) mais aberto

Em retratos, uma boa dica é usar um diafragma mais aberto. Isso irá desfocar o segundo plano e fazer seu modelo se destacar no ambiente.

Evite lente grande angular

As lentes grande angular podem distorcer o rosto de seu modelo e o fazer parecer estranho. As bordas criam um efeito de barril, deixando o rosto alongado para as laterais, aparentando excesso de peso.

 

Observe a paisagem

Encontre um ambiente visivelmente interessante. É uma ótima maneira de deixar seu retrato mais atraente. Antes de começar a fotografar, pense em um local mais leve, sem muitas informações de fundo. Prefira uma parede coberta de flores, folhagens, tijolinhos a vista, uma arte urbana. Tente eliminar qualquer elemento de fundo que distraia o olhar de seu espectador.

 

Ganhe a confiança de seu modelo

Como fotógrafo, se conectar ao seu modelo é essencial para uma boa sessão fotográfica. Deixar ele bem à vontade é o ponto-chave para bons retratos. Tente brincar, coloque uma música que ele goste. Passe confiança, mostre que está no controle. Dessa forma, suas fotografias irão transmitir leveza e ele sem dúvida irá se apaixonar por muitas fotos!

 

Fotografe em locais que você já conheça

Tão importante quanto à conexão entre seu modelo e você é conhecer bem o local onde está fotografando. Ter um bom repertório de locações ajuda a fazer sua sessão fotográfica render belas imagens. Procure ir a várias locações e saber qual o melhor horário, onde o sol irá refletir, quais equipamentos irá precisar. Tenha seu roteiro pronto para não perder tempo descobrindo como solucionar problemas na hora de seus clicks.

 

Espero que essas dicas possam te ajudar a montar um belo ensaio! Ter um bom roteiro para sair e fotografar pode ajudar e muito no início, até que você tenha facilidade. Deixe sua criatividade fluir. O importante é estar feliz e confiante. O resultado pode surpreender!

 

Bons clicks e até a próxima!

 

Fotógrafo Victor Hugo Silva