23º ENCONTRO COM O AUTOR COM O FOTÓGRAFO VALDEMIR CUNHA – EDIÇÃO ESPECIAL ONLINE

WhatsApp Image 2020-07-31 at 1.58.37 PM

Com diversos prêmios acumulados em seu currículo, Valdemir Cunha é um fotógrafo atuante no mercado editorial, já foi editor de fotografia e editor executivo das editoras Azul, Abril e Peixes, tendo viajado por mais de 80 países produzindo reportagens para diversas revistas. Como fotógrafo documentarista percorreu o vasto território brasileiro, em especial, áreas muito isoladas, apresentando um inventário da geografia humana brasileira. Até 2010 toda sua produção estava voltada para a publicação principalmente de revistas e também de alguns trabalhos pessoais. Com a criação de sua própria editora em 2010, a editora Origem, Valdemir passou a publicar seus livros ligados a meio ambiente, cultura brasileira e outros temas de seu interesse. Desde 2016 vem produzindo fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho.

Nesta edição do “Encontro com o Autor” a Câmera Criativa receberá esse brilhante fotógrafo para falar sobre a produção de fotolivros, da importância dessas produções no contexto da fotografia contemporânea, especialmente para os autores que se situam fora do eixo Rio-São Paulo. Valdemir apresentará novas visões sobre o Brasil, independente de temáticas conceituais ou documentais. Neste encontro também estarão em pauta as possibilidades que as baixas tiragens dão aos fotógrafos em função do baixo custo. Valdemir Cunha é publisher da Editora Origem, que tem mais de 60 títulos publicados.

Fotografia de divulgação dos livros da editora Origem

 

Ele é autor de diversos livros com perfil documental entre outros. Em seu livro “Brasil Invisível” (2012) retratou a formação do povo brasileiro, em livros como “Água” (2015) e “Minha Pequena Alemanha” (2014) onde temos como eixo a amplitude geográfica, ecológica e cultural do Brasil; noutros como em “Viagem à Bahia do cacau” (2016) congregam-se diferentes elementos da fotografia em um único volume, dispensando rótulos.

 

Fotografia ilustrativa do livro Brasil Invisível

 

É notório que Valdemir Cunha sendo um leitor assíduo de Jorge Amado, tenha também partido muito da experiência literária para sua construção imagética. Essa afinidade poética culminou em livros como “Jorge Ressignificando Amado” (2017), que traz uma marca mais autoral entre suas dezenas de fotolivros publicados. Segundo ele, seus livros podem tratar-se de uma imersão em uma série de suas imagens já produzidas.

 

Fotografia ilustrativa do livro Jorge Ressignificando Amado

 

Este será um encontro imperdível para aqueles que desejam saber mais sobre publicações fotográficas e querem saber sobre a experiência de quem ja está à anos desenvolvendo trabalhos neste escopo.

 

 

 

Evento: 23º Encontro com o autor edição especial online com o fotógrafo Valdemir Cunha

Quando: 07 de agosto (sexta), às 19h30

Onde: Plataforma Google Meets pela Escola Câmera Criativa.

Inscrições: Acesse aqui

Quanto: gratuito

Mais informações: (48) 3246-0643 | 99678 2525

Site do fotógrafo:  https://www.valdemircunha.com.br/

 

 

Pelo professor,  André Ricardo Souza