25º ENCONTRO COM O AUTOR COM CAROLINA VOTTO – Edição Especial Online

25° Encontro com o autor com Carolina Votto

A professora Carolina Votto será a autora desse encontro especial. Além de professora no curso de Fotografia e Arte em nossa escola, ela leciona no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Artes Visuais pela UDESC, com ênfase em Teoria e História das Artes Visuais, está atualmente realizando seu doutorado em Filosofia da Educação na UFSC. Suas pesquisas se voltam para as áreas de Estética, Filosofia da Arte e Educação. Nesta edição do “Encontro com o Autor” Carolina Votto irá abordar a fotografia na arte contemporânea. Sua apresentação irá abranger sobre as ressonâncias estéticas do ato de fotografar, bem como as linguagens artísticas. Carolina explica como a fotografia encena diferentes ficções e se insere tanto no cotidiano como na história da arte.

A apresentação abordará sobre diferentes obras e artistas, como Christian Boltanski, um artista conceitual francês contemporâneo, muito conhecido por suas instalações fotográficas.

Obra Monument (1986), do artista Christian Boltanski.

 

Um artista que explora a vida, a morte e a memória em sua prática, muitas vezes com foco no Holocausto, trata-se de um trabalho que transita na fronteira entre a realidade e a ficção, sendo este artista, dono de um projeto fotográfico que refere-se especificamente ao desejo de imortalização da lembrança dos mortos através dos memoriais; alguém que nos diz que morremos duas vezes, a primeira no momento da morte propriamente dita e a segunda quando já ninguém nos reconhece nas fotografias.

Obra Odessa (2004), do artista Christian Boltanski.

 

Outra artista, que configura dentre os trabalhos que serão abordados é Virginie Boutin. Uma artista que se define como uma “artista-ensaísta” cujo pensamento é objeto de reflexão, um trabalho de pesquisas plásticas em encenações fotográficas, cujo foco, muitas vezes, está na fotografia sem tema.

 

Obra Psyché (2017), da artista Virginie Boutin.

 

Em seu trabalho, essa artista tenta representar o pensamento, a fim de torná-lo sensível, definindo sua abordagem como um trabalho que “…não consiste em representar a realidade, mas em representar o pensamento dentro da realidade” Ela cria, a partir de materiais heterogêneos improváveis, imagens que são conceitos sensíveis que buscam evidenciar o processo reflexivo traduzindo a abstração de ideias. Trata-se de uma artista cuja pesquisa estética é inseparável da escrita. Este será um encontro imperdível que abordará, além dos aqui citados, outros artistas e obras, voltado para aqueles que desejam pensar e saber mais sobre a fotografia na arte contemporânea.

 

 

Obra Reflexif (2016), da artista Virginie Boutin.

 

O que: 25º Encontro com o autor edição especial online com a professora Carolina Votto.

Quando: 28 de setembro às 19h30.

Onde: Plataforma Google Meet pela Escola Câmera Criativa.

Inscrições: via e-mail [email protected]

Evento gratuito

Mais informações: (48) 3246-0643 | 99678 2525

 

Por André Ricardo Souza
Professor da Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte