QUAIS SÃO AS NOVAS CÂMERAS PROFISSIONAIS DO MOMENTO?

E8F7CFB8-9EAB-4BC3-8BE5-ADA7504D4CB2

Fotografia: Hiphoto35 (Getty Images Signature)

Há sempre muitas expectativas entre fotógrafos e entusiastas da fotografia sobre as últimas novidades em equipamentos e principalmente sobre quais serão as próximas câmeras a serem lançadas. Entre rumores e confirmações, fabricantes começam a lançar novos produtos.

 

Sony lançando primeiro

O primeiro lançamento apresentado em julho deste ano foi a nova câmera da Sony, o modelo A7s III. Pertencente à linha Alpha, ela vem equipada com um sensor full-frame de 12.1MP retroiluminado e um processador que chega a ser 8x mais rápido que o modelo anterior, conta com ISO de até 409600 e também com velocidades de leitura mais rápidas. Um sistema de autofoco com detecção de fase que utiliza 759 pontos, cobrindo 92% do sensor, isso faz a diferença para um rastreamento ágil sobre todos os tipos de assuntos em movimento rápido. A Sony incrementou o autofoco com o sistema Eye AF, para humanos e animais, além do rastreamento em tempo real que se destaca na produção de videos. O sistema AF também se beneficia da capacidade de focar em até -6 EV.

Fotografia: Reinhart Julian

 

Sobre o design, temos novos menus com novas categorias que prometem facilitar a navegação pelas configurações na tela sensível ao toque. Trata-se de uma tela EVF OLED com maior capacidade de ampliação do que normalmente se observa em uma tela sensível ao toque, ela é também totalmente articulada para favorecer o monitoramento em qualquer posição facilitando a produção de vlogs e selfies, mas pode-se também utilizar a captura remota para visualizar em outros dispositivos móveis ou o Wi-Fi de 2,4 / 5GHz para conectar a câmera a um PC. A câmera traz um botão de gravação dedicado na parte superior e ficou mais prático alternar entre os modos foto e vídeo. A estabilidade de imagem é uma marca das câmeras da série A7 da Sony, esse novo modelo avança mais nessa compensação para permitir filmagens manuais mais suaves e fotos mais nítidas em lentes telefoto mais longas. O equipamento ainda traz uma estrutura de gerenciamento de calor passivo que permite 4K por mais de uma hora. A qualidade adicional dos codecs e alta taxa de bits mantém os detalhes e a faixa dinâmica desde a produção até a publicação dos videos, também uma porta HDMI de tamanho normal pode produzir 16 bits brutos. Por toda essa configuração, nota-se claramente que esta é uma bela câmera centrada em vídeo.

 

Nikon e Canon em transição acelerada.

A Nikon reconheceu estar consolidando sua transição de DSLR para Mirrorles e anunciou que irá investir em muito mais lentes de montagem Z para suas mirrorless até o final de 2021. O lançamento deste ano foi a objetiva AF-S Nikkor 120-300mm f/2.8E FL ED SR VR, mas a última câmera lançada pela marca foi a Z7 em 2018 e que faturou o prêmio Dpreview Awards 2018 de melhor câmera, a Z7 já trouxe altíssima resolução em um sensor de 45 MP mantendo essa câmera um páreo duro mesmo para as concorrentes lançadas este ano.

Fotografia: Jeremy Lee

 

Apesar de não haver nenhum comunicado oficial sobre um novo modelo de câmera da marca, especula-se que algumas imagens do manual de uma nova Nikon Z8 teriam vazado na internet apresentando um pouco dos recursos que estão por vir: um sensor com 9.552 por 6.364 pixels e um novo codec para arquivos gerados em uma qualidade bem alta são alguns destes dados especulativos, mas por hora, temos apenas rumores sobre essa câmera, o jeito é esperar. A Canon também promete investir duro nas suas lentes de montagem RF, mas diferente da Nikon, ela acaba de lançar a Canon EOS R5, uma mirrorless surpreendente. Ela possui estabilização de imagem no corpo, velocidade de disparo contínuo de 12 FPS ou 20 FPS usando um obturador eletrônico, capacidade de gravar vídeo de 8K, slots de cartão CFexpress duplos, além de um design que prioriza a ergonomia. Assim como o lançamento da Sony, a câmera da Canon parece centrar no quesito produção de video, ela oferece possibilidades de gravação RAW interna de 8K com uma largura total do sensor em até  29,97 FPS e 4K até 119,88 FPS.

Imagem de divulgação da Canon EOS R5

 

A Canon prometeu mais 6 lentes RF para ainda este ano. Em termos de lentes a Sony está muito à frente do jogo, com um total de 49 lentes no páreo e, incluindo lentes produzidas por terceiros, o número total ultrapassa 150 lentes. Já a Nikon e a Canon ainda não abriram seus suportes para fabricantes terceirizados, mas como são marcas muito populares, empresas como Sigma, Tamron, Tokina, Zeiss entre outras, provavelmente continuarão fabricando lentes para essas marcas. De qualquer forma, apesar da forte linha da Sony no momento, não será fácil para a marca expandir sua participação no mercado, já que Nikon e Canon estão totalmente focadas em suas mirrorless e lançando câmeras e lentes arrebatadoras.

 

Por André Ricardo Souza – Professor Câmera Criativa.