A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NA LUTA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

image0

O dia 26 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, demarca-se a luta da mulher para garantir o espaço de igualdade com os homens, uma luta de conquistas marca essa história no Brasil. É uma luta que representa sobretudo os espaços ocupados pelas mulheres, seus direitos e a igualdade no mercado de trabalho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre as décadas de 1940 e 1990, as mulheres no âmbito trabalhista passaram de 2,8 milhões para 22,8 milhões no Brasil. Esse crescimento mostra que as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços na sociedade, e superando gradualmente a desigualdade que ainda existe. O Dia Internacional da Igualdade da Mulher é uma data de reflexão sobre as transformações que ainda devem acontecer para que um dia a plena igualdade de gêneros seja alcançada, pois a mulher ainda é alvo de muita desigualdade e, sobretudo, de violência em nosso país. De acordo com dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2018, 180 mulheres foram estupradas por dia no Brasil e essa realidade chocante não pode ser ignorada. Nesse contexto, a fotografia é uma ferramenta muito importante que pode ajudar as mulheres vítimas de violência. Os ensaios fotográficos à medida que promovem a valorização da imagem também repercutem diretamente de forma positiva sob a auto imagem de mulheres que se sentem com baixa estiva, mulheres que foram agredidas, muitas vezes vítimas de relacionamentos abusivos, a fotografia pode ser uma ferramenta importante para se trabalhar a auto-estima. Trata-se de um recurso que vem sendo utilizado por fotógrafos, muitas vezes em colaboração com psicólogos que utilizam esse material como uma ferramenta complementar ao trabalho clínico. De todo modo, a medida que um ensaio fotográfico destaca valores estéticos, ao verem essas fotos, essas mulheres percebem esses valores de uma maneira que não conseguiam mais perceber em si mesmas quando diante do espelho.

 

Projeto Click Solidário – Espelho Meu

 

O Projeto Click Solidário é um projeto social que a escola Câmera Criativa desde 2015 vem desenvolvendo com parcerias. E vem se apresentando como um trabalho muito importante para diversas mulheres em Florianópolis-SC, iniciou voltado para atender as grávidas que fazem o pré-natal no SUS e frequentam a Unidade Básica de Saúde da Praia da Armação.

 

Fotografia do projeto Click Solidário por Lucimara Terra

 

Desde 2018 o projeto Click Solidário também expandiu seus horizontes para “Projeto Espelho Meu”, que vem sendo

desenvolvido em parceria com a delegacia da mulher e é voltado para mulheres que sofreram violência doméstica.

 

Fotografia do Projeto Espelho Meu por Eliana Bastos

 

São realizados encontros para ensaios ao ar livre e no estúdio fotográfico profissional da escola. Os alunos aprendem a fotografar praticando a solidariedade. As mulheres que são contempladas com suas fotografias em um pendrive e também um álbum com fotos impressas.

Ainda como parte do projeto, no caso das gestantes, a Unidade Básica de Saúde recebe uma exposição fotográfica permanente e isso incentiva a outras mamães a fazerem o seu pré-natal com assiduidade, desse modo, um dos resultados, desde o projeto inicial, foi a redução drástica do índice de meninas grávidas abandonando o pré-natal na comunidade, além disso, muitas das mulheres que participaram não teriam recursos próprios para fazerem um álbum fotográfico para registrar esse momento tão especial de suas vidas.

O Projeto Espelho Meu também inclui exposições em outros espaços e obteve muita repercussão positiva na mídia e junto à sociedade.

 

Click Solidário - Projeto Espelho Meu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia do Projeto Espelho Meu por Ana Claudia da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotografia do Projeto Espelho Meu por Adele Auguste Dinslaken

 

Ambos os projetos fazem parte da mesma metodologia e vão ao encontro do que interessa refletir para o dia 26 deste mês. Vale a pena assistir um vídeo sobre o projeto Espelho Meu, nele estão presentes diversos relatos sobre essas vivências e experiências com o projeto. Está disponível no Youtube, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=lIX7z3Qk-XE&feature=youtu.be

Matéria por André Ricardo Souza

 

Conheça também o Instagram do Projeto @click.solidario