Exposição “O tempo de nascer” reúne fotos da 4ª edição do projeto Click Solidário

Foto Lucimara Terra - Todas as gestantes

A gestação é um momento muito especial na vida de uma mulher, e poder recordar essa fase através de fotografias é algo que muitas grávidas desejam, mas nem todas têm condições de realizar. Buscando oportunizar esse sonho, a Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte criou o Click Solidário. O resultado da quarta edição do projeto pode ser conferido no Centro de Saúde Armação do Pântano do Sul até 18 de dezembro. São 35 fotografias preto e branco, no formato 30X45cm, de dez gestantes atendidas no local. Emolduradas, elas estão expostas nos corredores e salas de atendimento da unidade com o objetivo de elevar a autoestima das mulheres, bem como alertar as futuras mamães sobre a necessidade de realizarem regularmente o pré-natal.

O projeto Click Solidário iniciou em 2015, idealizado por Radilson Carlos Gomes, fotógrafo documental que por mais de duas décadas vem se dedicando ao registro da essência da saúde pública no Brasil. Inspirado na sua experiência na área, ele decidiu criar um projeto que unisse prevenção e ação social. “Os alunos exercitam o espírito de solidariedade durante o processo de aprendizagem da fotografia. O projeto também procura trabalhar a conscientização das mulheres, já que para participar é preciso estar com o pré-natal em dia”, afirma Radilson.

A Enfermeira-chefe do Centro de Saúde Armação do Pantâno do Sul, Laura Castillo,é uma das fotógrafas do projeto Click Solidário. “É muito gratificante poder participar dessa iniciativa. Além da exposição, ao fim de cada edição as grávidas recebem gratuitamente as fotografias feitas por nós com muito afeto, empatia e profissionalismo”, relata.

A exposição é gratuita e aberta ao público em geral. O horário de visitação é das 8h às 17h, de segunda a sexta.

 

Foto: Carolina Guerner Springman

 

Foto: Eliana Edi de Bastos

 

Foto: Laura Castillo

 

Foto: Adele Dinslaken

 

Sobre o projeto Click Solidário

 

O projeto já está na quinta edição e desde 2016 vem sendo realizado pela Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte em parceria com o Centro de Saúde Armação do Pantâno do Sul.As mulheres que realizam o seu pré-natal nessa unidade são convidadas a participar de forma espontânea de ensaios em locações externas, como a Lagoa do Peri, e em um estúdio fotográfico profissional. Ao final de cada edição, as melhores imagens são impressas pelo apoiador do projeto, a empresa Só Click, e doadas às gestantes dentro de caixas decoradas. Elas também recebem as fotos digitais, já editadas e em alta resolução.

Cada edição é finalizada com uma exposição fotográfica, montada com o objetivo de chamar a atenção das mãespara a importância de realizarem regularmente seu pré-natal visando sua saúde e a do bebê, além de trabalhar o amor próprio num momento tão delicado de suas vidas.

 

SERVIÇO:

 

O que: Exposição fotográfica “O tempo de nascer”

Quando: Até 18 de dezembro

Onde: Centro de Saúde Armação do Pântano do Sul (Rodovia SC-406, 6074)

Quanto: Gratuito

Horário:Das 8h s 17h, de segunda a sexta

Informações: (48) 3246-0643/ 99678 2525 e cameracriativa.com.br

 

Por Andréa Fischer

 

Foto: Laura Castillo

 

Foto: Eliana Edi de Bastos

 

Foto: Lucimara Terra