A Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte comemora a conquista alcançada no “14º Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco 2018, um dos mais importantes do gênero no Brasil: quatro professores e cinco alunos foram selecionados para a etapa final. “Estamos muito felizes por ser a escola de Santa Catarina com o maior número de finalistas esse ano. Incentivamos todos a participar e a se desafiar”, afirma a fotógrafa e sócia-proprietária Luíla Vômero.
Entre os trabalhos dos professores, destaca-se o ensaio “Morar em liberdade”, de Radilson Carlos Gomes, fotógrafo documental que por mais de duas décadas vem se dedicando ao registro da saúde pública no Brasil. A série de fotos é uma reflexão sobre a inserção social dos egressos de hospitais psiquiátricos promovida no Brasil nos últimos 30 anos. “São imagens dessas pessoas em suas expressões cotidianas e que buscam entender o ser humano em suas mais diversas singularidades, colocando a liberdade como eixo transformador deste processo”, afirma.
Os outros três professores selecionados foram: Zé Paiva, com “Iluminados – personagens da ilha de Santa Catarina”, Lilian Barbon, com “Raízes”, e Victor Hugo Silva, com “Pietá”.
Foto: Radilson Carlos Gomes – Categoria Ensaio: “Morar em liberdade”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/morar-em-liberdade-4d553b35946e
Foto: Victor Hugo Silva – Categoria Foto Única: “Pietá”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/piet%C3%A1-9ac427408aa8
Foto: Lilian Barbon – Categoria Foto Única: “Raízes”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/ra%C3%ADzes-419347af3dfa
Foto: Zé Paiva – Categoria ensaio: “Iluminados”
O ensaio “As Pontes da ponte”, do aluno Filipe Sodré, busca retratar os trabalhadores braçais envolvidos na reforma da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da capital catarinense. “A principal intenção é conscientizar a população da importância dessas pessoas, além de aproximar a população e humanizar esse patrimônio”, explica.
Os demais alunos finalistas são: Maria Tereza Anater, com o ensaio “Opus alquímica”, Samantha Cardoso, com “Ou Você Sempre vs Ou Você Nunca”, Gilma Mello, com “Cordão de prata” e Mhirley Lopes, com “Essenciais”.
Foto: Filipe Sodré – Categoria Ensaio: “As Pontes da Ponte”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/as-pontes-da-ponte-1216bf3526a4
Foto: Gilma Mello – Categoria Foto Única: “Cordão de prata”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/sem-t%C3%ADtulo-fd4ac624c65e
Foto: Maria Tereza Anater – Categoria Ensaio: “Opus alquímica”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/opus-alqu%C3%ADmica-e5ce1e42a115
Foto: Mhirley Lopes – Categoria Ensaio: “Essenciais”
https://medium.com/convocatoria-portfolio-em-foco-2018/essenciais-cf0f26ac6073
Foto: Samantha Cardoso – Categoria Ensaio: “Ou Você Sempre vs Ou Você Nunca”
Sobre o concurso
Voltado a fotógrafos, artistas e amantes e praticantes da fotografia, o concurso cultural “Convocatória portfólio em foco” é um dos principais eixos do “Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco” e tem por objetivo dar visibilidade a novos trabalhos e tendências. As fotos dos dez vencedores nas categorias Ensaio e Foto única participarão da exposição que acontece durante o evento, de 19 a 23 de setembro na cidade histórica de Paraty, Rio de Janeiro. Os três primeiros colocados em cada categoria serão convidados do festival com todas as despesas de estadia e alimentação pagas, além de apresentação do trabalho ao público na série de Encontros e Entrevistas. Este ano, os ganhadores também terão direito a uma vaga em workshop à escolha.
Por: Andrea Fischer